Vírus Nipah na Índia: Estado de Alerta na Àsia
O vírus Nipah, também conhecido como NiV, está na lista da Organização Mundial de Saúde(OMS) como potencial epidêmico uma vez que seu índice de letalidade varia entre 40% à 75% o que acende um alerta na Ásia.
Sobre o vírus Nipah
O Nipah pertencente ao gênero Hemipavirus, da família dos Paramyxoviridae, é um vírus zoonótico que se espalha entre humanos e animais hospedeiros como morcegos* frugívoros e porcos. Identificado pela primeira vez na Malásia, em 1999, o Nipah não possui vacina, nem tratamento específico. A transmissão pode ocorrer de forma direta de pessoa para pessoa ou do contato com animais infectados e ainda por meio de secreções infectadas ou consumo de alimentos (frutas) contaminados com destes.
*Apenas os pertencentes ao gênero Pteropus, conhecidos como raposas voadoras, encontrados especialmente em ilhas costeiras da Ásia, África e Oceania.
Sintomas
O início dos sintomas são os mesmos de qualquer virose, tem início entre cerca de 5 à 14 dias do contágio, e começa com mal-estar geral como dor de cabeça, febre alta, dor na garganta, náuseas e vômitos. Porém o quadro pode evoluir para infecções respiratórias graves e encefalite (inflamação do cérebro) resultando em complicações neurológicas graves, coma e morte.
Tratamento
Não existe tratamento específico ou vacina para a infecção por Nipah. O tratamento é paliativo voltado aos sintomas e acompanhamento da evolução do quadro viral com suporte intensivo.
Potencial Pandêmico
O Nipah é classificado pela OMS como de alta patogenicidade, assim como o ebola, zica e covid-19, por isso medidas de cautela e vigilância epidemiológica devem ser tomadas em lugares onde os surtos acontecem. O risco maior é de uma epidemia. Países próximos estão em estado de alerta.
.png)
Comentários
Postar um comentário