quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Algas arribadas: desvendando um pouco mais deste fenômeno

 As praias são lugares conhecidos por sua beleza e tranquilidade, mas também escondem segredos intrigantes que muitos desconhecem. Um desses mistérios é o fenômeno das algas arribadas, que revelam um universo à parte do litoral marinho.

No mar de Maceió, capital do Estado de Alagoas - Brasil,  é possível encontrar uma variedade de macroalgas. Frequentemente ao caminhar pelas praias da cidade encontramos uma grande quantidade de biomassa de algas arribadas, também chamadas de algas encalhadas ou "sargaço". Essas algas são arrancadas de seus substratos naturais e levadas até as praias do litoral, criando verdadeiras tapeçarias de cores e texturas durante a maré baixa (baixa-mar). Isto ocorre sob certas condições climáticas oceanográfica naturais, tais como: ventos, tempestades, ondas, correntes e marés em ciclos naturais de ressuspensão e redeposição, durante as marés altas e baixas respectivamente. 

A paleta de cores destas macroalgas varia desde vermelho vibrantes até tons sutis de verde e marrons.. Aqui estão alguns dos principais tipos de algas encontradas nessa região:

  1. Algas pardas (Feófitas): As algas pardas são outro grupo comum nas águas marinhas de Maceió. Elas variam em tamanho e forma, desde pequenas algas filamentosas até grandes algas conhecidas como "kelps". Exemplos de algas pardas encontradas na região incluem as espécies Sargassum spp., Padina spp. e Turbinaria spp.
  2. Algas verdes (Clorófitas): As algas verdes são comumente encontradas nas águas marinhas de Maceió. Elas podem variar em tamanho e forma, desde algas microscópicas unicelulares até grandes algas multicelulares. Algumas das espécies mais comuns são as Ulva sp. (conhecidas como "alface-do-mar") e Enteromorpha sp.
  3. Algas vermelhas (Rodófitas): As algas vermelhas também são bastante presentes nas águas de Maceió. Elas são geralmente multicelulares e possuem pigmentos vermelhos que lhes dão essa coloração característica. Alguns exemplos de algas vermelhas encontradas nessa região incluem as espécies da família Gelidiaceae, Gracilaria spp. e Hypnea spp.

É importante ressaltar que a presença e a abundância dessas algas podem variar ao longo do tempo e são influenciadas por fatores ambientais, como a temperatura da água, os nutrientes disponíveis e a qualidade da água. Sua decomposição contribui para enriquecer a areia com nutrientes vitais, influenciando a biodiversidade costeira. As algas arribadas servem  de refúgio e alimento para vários invertebrados que vivem neste habitat. Este fenômeno também pode contribuir para diminuir o efeito das ondas nas praias, sendo importante para o equilíbrio ecológico.
Ao caminhar pela praia e se deparar com essas tapeçarias vivas de algas, considere a complexidade por trás deste fenômeno e o impacto que ele tem na vida marinha e nas praias que tanto amamos. Cuidado ao pisar nestes tapetes, pois infelizmente, nós humanos poluímos todos os ambientes e junto com as algas arribadas podem estar pedaços de plásticos, metal ou vidros que podem causar ferimentos.
Aproveite este momento para aguçar sua curiosidade e ampliar seus conhecimentos científicos, observe atentamente e tente reconhecer a variedade de algas que ali se esconde.
Muitas vezes esses tapetes de macroalgas arribadas podem estar em estado fresco ou em processo de decomposição, isto vai depender de alguns fatores abióticos como o tempo de exposição, as condições climáticas e a zona entremarés onde elas se depositam. 

Conhecendo algumas algas 

Sargassum sp., alga parda (Phaeophyta) que vai do marrom claro ao escuro,
possuem vesículas cheias de ar que funcionam como flutuadores
.
Padina gymnospora,  alga parda (Phaeophyta) conhecida como orelha de rato,
possui talo ereto em formato de leque.



Ulva lactuca, alga verde (Chloropyta)
 conhecida como alface da praia possui talo foliáceo


Caulerpa racemosa., algas verdes (Chlorophyta),
 parecidas como pequenos cachos de uva


Halimeda sp., algas calcáreas verdes que possui carbonato de cálcio,
 em estado natural são da cor verde esbranquiçada.


Enteromorpha flexuosa, algas verdes filamentosas

Gracilaria sp., alga vermelha (Rodophyta)



Além disso, a biodiversidade das algas marinhas pode ser ainda mais ampla, incluindo outros tipos e espécies não mencionadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário