Professor, você merece mais esta proteção!
NUNCA ESQUEÇA:
⇒ O aluno que faz brincadeiras no laboratório, não é um humorista. “ele é um elemento perigoso”.
⇒ Verifique, ao encerrar suas atividades, se não foram esquecidos aparelhos ligados (bombas, motores, lâmpadas, chapas, gases, etc.) e reagentes ou resíduos em condições de risco;
⇒ Você professor é sempre a pessoa melhor qualificada para orientar quanto aos cuidados específicos a serem tomados em relação a cada experiência. Suas instruções devem ser cuidadosamente seguidas e respeitadas.
REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA
· Saiba onde se encontra o material de emergência para primeiros socorros.
· Não abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu conteúdo pelo rótulo;
· Não pipete líquidos diretamente com a boca; use pipetadores adequados;
· Não tente identificar um produto químico pelo odor nem pelo sabor;
· Não execute reações desconhecidas em grande escala e sem proteção;
· Não usar anéis no laboratório, para que os reagentes não se alojem sob eles
· Não adicione água aos ácidos, mas sim os ácidos à água;
· Não trabalhe de sandálias ou chinelos no laboratório;
· Não abandone seu experimento, sem identificá-lo e encarregar alguém qualificado pelo seu acompanhamento;
· Mantenha os solventes inflamáveis em recipientes adequados e longe de fontes de calor;
· Utilize a capela sempre que manipular reagentes ou solventes que liberem vapores;
· Conheça as propriedades tóxicas das substâncias químicas antes de empregá-las pela primeira vez no laboratório;
· Se tiver cabelos longos, prenda-os ao realizar qualquer experiência no laboratório;
· Use sapato fechado.
· Não se alimente e nem ingira líquidos nos laboratórios;
· Escolha um local adequado para os alunos deixarem as bolsas e cadernos. Nunca os deixe na bancada.
As normas de biossegurança são fundamentais para manter a ordem dentro dos ambientes de pesquisa. É muito importante o uso de jaleco como forma de barreira corporal do contato com agentes infecciosos, tóxicos, nocivos ou corrosivos, calor excessivo, fogo e outros perigos. A roupa e o equipamento servem também para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. Ele pode ser considerado um EPI (Equipamento de Proteção Individual) e não deve ser utilizado fora do ambiente de trabalho.
⇒ O aluno que faz brincadeiras no laboratório, não é um humorista. “ele é um elemento perigoso”.
⇒ Verifique, ao encerrar suas atividades, se não foram esquecidos aparelhos ligados (bombas, motores, lâmpadas, chapas, gases, etc.) e reagentes ou resíduos em condições de risco;
⇒ Você professor é sempre a pessoa melhor qualificada para orientar quanto aos cuidados específicos a serem tomados em relação a cada experiência. Suas instruções devem ser cuidadosamente seguidas e respeitadas.
REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA
· Saiba onde se encontra o material de emergência para primeiros socorros.
· Não abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu conteúdo pelo rótulo;
· Não pipete líquidos diretamente com a boca; use pipetadores adequados;
· Não tente identificar um produto químico pelo odor nem pelo sabor;
· Não execute reações desconhecidas em grande escala e sem proteção;
· Não usar anéis no laboratório, para que os reagentes não se alojem sob eles
· Não adicione água aos ácidos, mas sim os ácidos à água;
· Não trabalhe de sandálias ou chinelos no laboratório;
· Não abandone seu experimento, sem identificá-lo e encarregar alguém qualificado pelo seu acompanhamento;
· Mantenha os solventes inflamáveis em recipientes adequados e longe de fontes de calor;
· Utilize a capela sempre que manipular reagentes ou solventes que liberem vapores;
· Conheça as propriedades tóxicas das substâncias químicas antes de empregá-las pela primeira vez no laboratório;
· Se tiver cabelos longos, prenda-os ao realizar qualquer experiência no laboratório;
· Use sapato fechado.
· Não se alimente e nem ingira líquidos nos laboratórios;
· Escolha um local adequado para os alunos deixarem as bolsas e cadernos. Nunca os deixe na bancada.
. Qualquer acidente deve ser imediatamente comunicado a direção, assim como vidraria quebrada. O “vidro quebrado” deve ser embalado em uma caixa rígida onde deve ser escrito “cuidado! vidro quebrado” e descartado como lixo geral.
“A SEGURANÇA DEPENDE DE CADA UM”.
“É RESPONSABILIDADE DE CADA UM ZELAR PELA PRÓPRIA SEGURANÇA E DAS PESSOAS COM QUEM TRABALHA”.
“A SEGURANÇA DEPENDE DE CADA UM”.
“É RESPONSABILIDADE DE CADA UM ZELAR PELA PRÓPRIA SEGURANÇA E DAS PESSOAS COM QUEM TRABALHA”.
Profª.Glaucia Esteves
Unidade Regional de Apoio Pedagógico das Escolas URAPE – 15ª CRE - SEE/AL
2012
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