domingo, 5 de abril de 2020

O USO DO JALECO NO LABORATÓRIO

Em 2012, atuei como Formadora dos Professores para o uso dos Laboratórios Multidisciplinar. Uma das preocupações do uso dos materiais de laboratório é fazer com que o professor entenda e atente para o uso correto do EPI.


Professor, você merece mais esta proteção!

As normas de biossegurança são fundamentais para manter a ordem dentro dos ambientes de pesquisa. É muito importante o uso de jaleco como forma de barreira corporal do contato com agentes infecciosos, tóxicos, nocivos ou corrosivos, calor excessivo, fogo e outros perigos. A roupa e o equipamento servem também para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. Ele pode ser considerado um EPI (Equipamento de Proteção Individual) e não deve ser utilizado fora do ambiente de trabalho. 

NUNCA ESQUEÇA:

⇒ O aluno que faz brincadeiras no laboratório, não é um humorista. “ele é um elemento perigoso”.

⇒ Verifique, ao encerrar suas atividades, se não foram esquecidos aparelhos ligados (bombas, motores, lâmpadas, chapas, gases, etc.) e reagentes ou resíduos em condições de risco;

⇒ Você professor é sempre a pessoa melhor qualificada para orientar quanto aos cuidados específicos a serem tomados em relação a cada experiência. Suas instruções devem ser cuidadosamente seguidas e respeitadas.



REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA

· Saiba onde se encontra o material de emergência para primeiros socorros.

· Não abra qualquer recipiente antes de reconhecer seu conteúdo pelo rótulo;

· Não pipete líquidos diretamente com a boca; use pipetadores adequados;

· Não tente identificar um produto químico pelo odor nem pelo sabor;

· Não execute reações desconhecidas em grande escala e sem proteção;

· Não usar anéis no laboratório, para que os reagentes não se alojem sob eles

· Não adicione água aos ácidos, mas sim os ácidos à água;

· Não trabalhe de sandálias ou chinelos no laboratório;

· Não abandone seu experimento, sem identificá-lo e encarregar alguém qualificado pelo seu acompanhamento;

· Mantenha os solventes inflamáveis em recipientes adequados e longe de fontes de calor;

· Utilize a capela sempre que manipular reagentes ou solventes que liberem vapores;

· Conheça as propriedades tóxicas das substâncias químicas antes de empregá-las pela primeira vez no laboratório;

· Se tiver cabelos longos, prenda-os ao realizar qualquer experiência no laboratório;

· Use sapato fechado.

· Não se alimente e nem ingira líquidos nos laboratórios;

· Escolha um local adequado para os alunos deixarem as bolsas e cadernos. Nunca os deixe na bancada.

. Qualquer acidente deve ser imediatamente comunicado a direção, assim como vidraria quebrada. O “vidro quebrado” deve ser embalado em uma caixa rígida onde deve ser escrito “cuidado! vidro quebrado” e descartado como lixo geral.



“A SEGURANÇA DEPENDE DE CADA UM”.

“É RESPONSABILIDADE DE CADA UM ZELAR PELA PRÓPRIA SEGURANÇA E DAS PESSOAS COM QUEM TRABALHA”.

Profª.Glaucia Esteves 

Unidade Regional de Apoio Pedagógico das Escolas  URAPE – 15ª CRE  - SEE/AL 
2012





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