segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROFESSORES, SOMOS SERES INCOMPLETOS

Todos, sem exceção, somos seres incompletos. A incompletude e o inacabamento faz de nós seres humanos. Compreender a própria existencialidade propicia uma maior consciência do nosso papel como educador. É esse conhecimento que nos leva a buscar e a conhecer o novo. E que bom que não sabemos de tudo, pois que graça teria a vida sem os seus MISTÉRIOS? Em cada novo ano letivo um novo desafio nos é proposto, talvez no mesmo cenário, mas em uma nova turma, um novo contexto com novos e/ou velhos alunos. Muitos destes irão nos amar, outros nem tanto. Alunos NÃO chegam em sala como cadernos em branco onde iremos escrever. Cada um traz escrito a sua história e a sua percepção da vida. Não estamos ainda preparados para as diferenças individuais, mas precisamos compreender que as experiências anteriores e as vivências pessoais é que validam uma aprendizagem significativa. Nesta perspectiva, nos cabe o papel de mediador entre aluno e conhecimento, tornando cada aluno protagonista e autor da própria história. É neste sentido que consiste a intervenção e o papel do professor na prática educativa. Motivar o aluno a aprender, a pensar criticamente, a buscar e escrever como sujeito da própria história. "A aprendizagem está direcionada para um contexto plural, mas a experiência de cada um sempre surge em uma dimensão singular."

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