Em meio a tantas dores, lutas e lutos diários que os seres humanos, de todo o planeta, vêm enfrentando...há boas notícias!
Hoje, 22 de Maio, é o Dia Internacional da Biodiversidade e temos observado exemplos de recuperação da natureza durante este período de quarentena mundial. Vamos destacar alguns:
- Em Veneza, os canais, rios e mares ficaram com águas mais claras após restrições as circulações de pessoas e foram vistos peixes e até tartarugas. Há mais de 60 anos isso não acontecia;
- Na Índia, o ponto mais alto ficou visível após 30 anos, mesmo a 200 quilômetros de distância;
- No Reino Unido, cabras foram vistas andando pela cidade de Llandudno. Em todo o MUNDO animais silvestres que temem as ações humanas, foram vistos em meio urbano.
- Um Puma selvagem percorreu as ruas de Santiago, no Chile e Javalis foram vistos em Barcelona. No Brasil, na Baía de Guanabara, entre a Cidade do Rio de Janeiro e Niterói, as águas comumente fétidas e turvas mostraram sua transparência cristalina e foram vistos peixes, tartarugas e espécies de tubarões nadando. E o canto dos pássaros está cada dia mais audível com o confinamento.
- O céu está mais limpo e as estrelas mais visíveis para serem apreciadas " da janela lateral, no quartô de dormir";
- O ar está mais limpo pela redução da queima de combustíveis fósseis.Houve uma melhora consideravel na poluição atmosférica pela diminuicao do impacto das ações humanas. Os níveis de Monóxido de Carbono, Gás Carbônico (Dióxido de Carbono) e Dióxido de Nitrogênio atmosférico, gases que respectivamente, aumentam o efeito estufa (aquecimento global) e que contribui para chuva ácida;
O ser humano terá que se reinventar para esta "nova normalidade" pós imposição forçada pela Pandemia. Teremos que deixar um novo legado para as futuras gerações e desenvolver habilidades esquecidas ou fragilizadas nos últimos anos, tais como: a consciência ambiental mais solidária, o agir localmente e pensar globalmente, a produção de alimento para tempos de crises,a socialização do conhecimento aprendido nesta Pandemia para criação de um Protocolo de Acões entre todas as Nações na prevenção de novas pandemias, o investimento em sustentabilidade ambiental e medidas de higienização em ambientes públicos terão que ser revisados.
Por imposição de um vírus demos um "respiro" ao meio ambiente e ele nos retribuiu mostrando-nos belezas a tempo escondidas. Em tempos de tanta incerteza o certo é que a Natureza nos agradece! (Texto de Glaucia Esteves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário