terça-feira, 23 de julho de 2013

ECOTÉCNICAS


“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois 
passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que 
eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: 
para que eu não deixe de caminhar”. 
Eduardo Galeano


Ao instalar calhas nos telhados da escola e construir cisternas para a captação de águas das chuvas(pluviais), ou ao construir uma horta escolar, um minhocário ou uma composteira para transformar restos de alimento em adubo, estamos trabalhando com ECOTÉCNICAS 

A água da coletada da chuva poderá abastecer as caixas de descarga dos banheiros ou  irrigar hortas e jardins que receberão adubos da composteira. Porém precisamos ter cuidados na sua manutenção, evitando proliferação de insetos, especialmente do mosquito da dengue bem como analisar periodicamente da sua qualidade. 

Ecotécnicas pode ser definido como Conjunto de intervenções tecnológicas no ambiente que se baseia na compreensão dos processos naturais e tem como foco a resolução de problemas com o menor custo energético possível e com uso eficiente de bens naturais.

Outros exemplos de Ecotécnicas são: coleta de lixo reciclável, instalação de coberturas ou telhados verdes, ventilação bem elaborada, utilização da energia solar, hortas construídas em formato de mandala ou espiral, utilização de tintas a base de terra.

Nos links abaixo você poderá aprender como fazer tintas de terra


Referência

Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis : educando-nos para pensar e agir em tempos
de mudanças socioambientais globais / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente ; elaboração de texto: Tereza Moreira. -- Brasília : A Secretaria, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário