terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Transformando o PÁTIO ESCOLAR em laboratório de aprendizagem

Me responda rapidamente: Para que serve o PÁTIO da sua escola?
Possivelmente você deve ter respondido que o Pátio serve para os alunos ficarem enquanto aguardam a aula. Porém este  pode ser um espaço educativo onde os alunos interagem e além das habilidades sociais, pode ser considerado uma sala de aula ao ar livre. No Pátio da escola pode-se exercer a educação ambiental, a transversalidade, a diluição de conflitos, a transformação das relações de poder, a cooperação, a interação e o respeito. Um  olhar diferenciado e ecológico para o pátio escolar pode ressignificar este lugar.


O Pátio pode ser revitalzado. A introdução do verde pode criar uma nova atmosfera ao lugar, mais aconchegante e alegre. Transformar o pátio da escola em laboratório de aprendizagem requer dedicação e gestão para sustentabildade. Pesquisei como algumas escolas implantaram iniciativas voltadas para o equilíbrio com o meio ambiente e transformaram seus pátios em espaços eco-educativos. Vejamos:



Achei interessante a construção de ilhas de diversidade ao redor das árvores, com plantas ornamentais e flores diversas . Além de harmonizar o ambiente, estes bancos ao redor das árvores, podem ser usados pelos alunos durante o intervalo. Elementos artísticos, estéticos, funcionais e pedagógicos podem ser incluídos nos bancos, tais como tabuleiros de damas e xadrez pintados , também podem ser colocadas placas de identificações das espécies ali encontradas possibilitando a ecoalfabetização de alunos, professores e funcionários.
A hora do intervalo pode ser mais proveitosa se os alunos tiverem um espaço  preparado para recebê-lo.



Uma escola sustentável é, antes de mais nada, uma escola que aprende — onde todas as pessoas, de todas as idades, aprendem —, em diálogo permanente, que extrapola seus limites e envolve o bairro, a cidade, o mundo. Nela se desenvolve a criticidade e o pensamento sistêmico: “a consciência da complexidade, das interdependências, da mudança e do poder de influenciar” (Senge, 2005, p. 57)

Nesta Escola, parte do pátio foi utilizado para criação de uma horta escolar. A Horta Escolar além de favorecer uma aprendizagem ativa e integrada aos princípios da sustentabilidade, possibilita a transversalidade de conteúdos diversos, a integração família-escola e uma melhor nutrição dos alunos.O estudante pode aprender a preparar as hortaliças  de forma criativa e ser informado sobre seu valor nutritivo, ao participar do seu cultivo, e ter a satisfação de consumir o que ajudou a plantar. A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, auxiliar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela conservação do meio ambiente.
Semeando Sustentabilidade



Caso a escola tenha espaço, o plantio de mudas despertar no aluno o interesse e a preocupação em preservar e recuperar áreas degradadas; além de dar ao aluno um novo espaço para práticas de atividades pedagógicas.


Na falta de espaço, esta escola fez um jardim suspenso.


Uma boa sugestão é a construção do espiral de ervas.


Gestão Verde


Achei legal também a ideia de fazer um bicicletário na escola


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