terça-feira, 8 de janeiro de 2013

“OS 10 ITENS DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL”


As orientações para construir o Projeto Político-Pedagógico para uma escola sustentável podem ser encontradas em muitos materiais acadêmicos, paradidáticos e na internet. Mas vale considerar estes itens como fundamentais na discussão e reflexão sobre o assunto:
1. Integridade – É preciso conciliar discurso e ações; a teoria do que se faz em sala de aula e o que se realiza no cotidiano da instituição;
2. Conhecimento e Saberes – Valorização da diversidade com múltiplos saberes: populares, científicos, artes dos povos tradicionais e originários;
3. Cultura – Sustentabilidade não se constrói com ações pontuais, mas com a transformação da cultura escolar e comunitária. Por essa razão, se necessita construir uma visão complexa da questão ambiental, a partir das interações dinâmicas entre ambiente, cultura e sociedade;
4. Ética do cuidado – O meio ambiente é a comunidade de vida da qual somos só uma parte, mas com a responsabilidade de cuidar. Cuidar da vida, da comunidade escolar, de nós;
5. Transformação – A implantação de políticas de sustentabilidade nos confronta com inúmeras contradições, principalmente no que se refere aos aspectos de mudanças de visão de mundo, bem como de viabilização econômica ou tecnológica;
 6. Democracia – Para se construir uma escola sustentável, é preciso dialogar com os vários atores e interesses envolvidos, tornando a escola uma referência para a comunidade;
7. Responsabilidade Socioambiental – A noção de sustentabilidade ultrapassa em muito os limites da escola. Trata-se de desenvolver uma cidadania ambiental, com responsabilidade individual e coletiva, local e global;
8. Criatividade – Estamos em plena transformação. Não há soluções prontas e cada escola pode encontrar caminhos inovadores em sua relação com a sustentabilidade;
9. Metas – É preciso estabelecer ações e responsabilidades com metas estabelecidas coletivamente, a curto, médio e longo prazos;
10. Transversalidade – A sustentabilidade depende da coerência e articulação entre a organização curricular, a gestão escolar e o espaço educador.

Um comentário:

  1. Muito boas essas informações, principalmente para nós que estamos envolvidos na IV CNIJMA.

    Silvana Tenório ( 14ª )

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