domingo, 23 de setembro de 2012

Albert Einstein: O Gênio do Século XX

Escolhi este título para o Post e depois fiquei me perguntando o por que Einstein foi considerado Gênio do século XX. Claro, que fui atrás das respostas e encontrei um artigo científico que comentava que o próprio Einstein afirmou uma vez que uma das chaves para sua inteligência era a habilidade de visualizar os problemas com os quais trabalhava. Então ele traduzia essas imagens visuais na linguagem abstrata da matemática.Olhando um raio durante uma tempestade, ele decidiu estudar a luz. Então, descobriu que a energia (E) é igual à massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (c) elevada ao quadrado.
Claro que a TEORIA DA RELATIVIDADE não foi elaborada de forma tão simples assim, mas esta Equação( que acredito ser a mais FAMOSA da Física)resignificou completamente todos os aspectos da Física moderna e impactou fortemente o mundo, pois possibilitou o desenvolvimento da Energia Atômica. Mas quem foi Albert Einstein? Como viveu? Qual a sua história de vida? Gosto de conhecer a história dos cientistas, torná-los mais humanizados, não apenas estereotipados como Gênios. Realmente Eisnten foi um Gênio. Porém isto só pode ser comprovado após a sua morte, com o estudo do seu cérebro por neurocientistas. Antes de seu corpo ser cremado, seu cérebro foi retirado, pelo patologista Dr. Thomas Harvey. Estudos demonstram que o cérebro de Einstein tinha o lóbulo parietal inferior 15% mais largo que os dos outros cérebros comparados. Essa anatomia fora do comum talvez explique porque Einstein se debruçava e resolvia problemas científicos da maneira que ele fez. Mas hoje eu quero postar sobre o ser humano Albert Einstein, com todas as suas potencialidades e fragilidades.
Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanhã, em 14 de Março de 1879 numa família judaica e faleceu aos 76 anos em Princeton, nos Estados Unidos, a 18 de Abril de 1955. Quando ele tinha 1 ano, seus pais mudaram-se para Munique. Einstein ganhou uma irmãzinha em 18 de Novembro de 1881, chamada Maja (1881-1951).
Primogênito de Hermann Einstein e Pauline Koch, o pequeno Einstein foi um menino quieto e solitário, só aprendeu a formar as primeiras frases aos 3 anos de idade. Ao invés de jogos infantis no jardim, com as outras crianças, preferia construir, sozinho, complicadas estruturas com cubos de madeira e grandes castelos de cartas de baralho, alguns com catorze andares. Não gostava de atividades esportivas, como as outras crianças. Sua mãe achava o formato de sua cabeça fora do comum e temia que tivesse algum problema mental, porque era muito lento para aprender a falar, gostava de ler e de ouvir música, aprendeu a tocar violino. Porém, quando se referia a matemática, Einstein sempre demonstrou uma alta habilidade na compreensão dos conceitos.Aos sete anos ele demonstrou o teorema de Pitágoras, para surpresa do seu tio Jakob, que poucos dias antes lhe ensinara os fundamentos da geometria (Fölsing, p.22).
Apesar da alta habilidade para matemática e ciências naturais,o menino Einstein, tinha dificuldade para memorizações e em disciplinas como geografia, história e grego ele não conseguia aprender. Durante a infância, apresentou uma postura autodidata. Com 12 anos de idade, é um autêntico gênio da matemática, aprende por conta própria a Geometria Euclideana. Afirmava que "preferiria suportar qualquer tipo de castigo a ter de papaguear as coisas aprendidas". Com dificuldades nos negócios, quando ele tinha 15 anos, a família se mudou para a Itália. Einstein permaneceu em Munique a fim de terminar o ano letivo.Mas fica deprimido por sentir-se só e parte para junto de sua família na Itália. Seu pai estava abeira da falência e Einstein decide fazer Física para ajudá-lo.Escolhe assim a Escola Politécnica Federal (Eidgenössische Technische Hochschule), em Zurique (Suiça)onde mais tarde se tornou professor. Para evitar o serviço militar, renuncia a cidadania alemã, aos 17 anos(1896). Bem mais tarde, se naturaliza cidadão Suíço(1901).Casa-se com Mileva Marić em 6 de Janeiro de 1903.
O casal teve três filhos: Lieserl Einstein(morreu na infância), Hans Albert Einstein e Eduard Einstein.
Em 1905, Einstein conclui o Doutorado. Neste mesmo ano ele escreve quatro artigos fundamentais para a Física Moderna, por esta razão 1905 foi considerado o "annus mirabilis" (ano miraculoso) para Einstein.Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Continua na próxima semana...
http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/einstein-p.htm http://azkexpert.com/einstein-his-special-relativity-theory/ http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=einstein-albert http://www.if.ufrgs.br/einstein/menino.html http://www.teslasociety.com/mappeal.htm http://www.canalkids.com.br/cultura/matematica/vocesabia/cult_einstein.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário