quinta-feira, 28 de julho de 2016

VIDA É MOVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO

Dentre as Características Gerais dos Seres Vivos estão movimento e transformação. O metabolismo(do grego “metabolé”, significa “mudança, troca”), que fornece matéria e energia para que um corpo se mantenha vivo e em constante atividade,é a transformação da matéria orgânica incorporada e transformada pelas inúmeras reações químicas em síntese e degradação de nutrientes para o crescimento e a reprodução, alem da liberação da energia vital.

Albert Einstein, em carta ao filho Eduardo em 1930, já dizia:“A vida é como andar de bicicleta. Para se equilibrar é preciso estar em movimento.” Manter o organismo em equilibro (Homeostase) requer movimento. A vida exige movimento. Nenhum ser vivo se mantem vivo estando parado. Fazendo uma analogia com a frase de Einstein, uma pessoa equilibrada precisa estar em constante movimento e transformação. Andar de bicicleta exige atividade de vários muculos: glúteo máximo, reto femoral, vasto medial, vasto lateral, tibial anterior, gastrocnêmio, bíceps femoral cabeça longa, semimembranoso...no ciclismo, como na vida, quem não se arrisca a cair não se equilibra. 

Como tudo que existe estamos sempre em transformação, e como seres humanos somos corresponsáveis pelas nossas escolhas. Ficar parado, deixando a vida te levar não vai fazer você melhorar. Doenças, tristezas e dores só existem para quem tem o privilegio de estar vivo! Altos e baixos marcam a nossa existência e a oscilação torna a vida prazerosa. Numa analise do ritmo cardíaco podemos ver isto: a vida pulsa em movimentos de altos e baixos, a linha reta no eletrocardiograma é a morte. Vida é movimento, é mudança, é transformação. Tudo muda e tornará a mudar num ciclo incessante. Tempo é movimento, não desperdice o seu.  O agora é o limite de um tempo que se finaliza e de um tempo que se inicia. 
 “... só o presente existe de fato; o passado e o futuro, não sendo presentes, não existem efetivamente. Em outras palavras: é-lhes negado o próprio ser.”
Fernando Rey Puente

Quando a gente é capaz de compreender isto passamos a ver a vida de outra forma,  nos movimentamos para transformar o agora, porque ele e o limite do passado (que a se foi) e do presente (que não sabemos como será). Agarramos a vida com uma enorme vontade de  mudança, de viver com profundidade e grandeza de espirito o agora (o mediador entre o tempo  anterior e o posterior).


Todo Ser Que Respira Louve ao Senhor! (Salmos 150:6).
Louvai ao Senhor!

Respire e Ação!
A respiração traz a nossa atenção para o tempo presente  

Glaucia Esteves 01:37
28 de Julho de 2016

Um comentário:

  1. BOM JA Q NAO TEM CONMETARIOS KKK ISSO E UMA PALAVRA SIMPLES VIVA SEM FIMGIR

    ResponderExcluir