quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA DE MONTEIRO LOBATO - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato!


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente.

Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."

Monteiro Lobato (Miscelânea, 1946)

Mais frases de Monteiro Lobato...

  • "Nada de imitar seja lá quem for. (...) Temos de ser nós mesmos (...) Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir."
(Carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 15/11/1904)

  • "Estou condenado a ser o Andersen desta terra - talvez da América Latina."
(Carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 28/3/1943)
  • "– A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais [...] A vida das gentes neste mundo, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscados. Cada pisco é um dia. Pisca e mama, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e ama, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, e por fim pisca pela última vez e morre. – E depois que morre?, perguntou o Visconde. – Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"
  • "Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário