quarta-feira, 20 de março de 2013

22 de Março é o Dia Mundial da Água


Algumas dicas para ajudar a preservar e a usar a água racionalmente!



  1. Um banho de 15 minutos gasta cerca de 130 litros de água. Por isso, o banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo e o consumo cai para cerca de 45 litros. A economia é ainda maior se ao se ensaboar você o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. 
  2. Quando for escovar os dentes,feche a torneira. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira aberta, gasta cerca de 12 litros de água.
  3. Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar..O mesmo vale para o barbear.
  4. O lugar da casa onde se gasta mais água é no banheiro e a descarga sanitária gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo desacionamento 50% menor para efetua a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Uma válvula defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos.
  5. Na cozinha, antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. 
  6. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada.
  7. Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.

Preservar a água é preservar a VIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário