quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chanana: Flor simples, bonita e forte


Usando uma expressão nordestina: "Eita plantinha arretada". Simples, bonita e forte a Chanana (Turnera ulmifolia) é encontrada facilmente em calçadas, terrenos, canteiros, ruas..."Eita" flor teimosa, aparece até onde não foi plantada. É conhecida também como Flor-do guarujá ou Albina, sendo a flor símbolo da cidade de NATAL-RN.

Turnera ulmifolia é uma planta herbácea com folhas pubescentes e flores amarelas pertencente à família Turneraceae. Possui raiz axial, caule sub-lenhoso, folhas simples peciolada, filotaxia alterna espiralada, sendo a presença de glândulas de turnera a característica marcante do grupo. A prefloração é contorcida, sendo a flor actinomorfa, heteroclamídea, apresentando estipulas e o fruto é capsular seco. Apresenta o ovário súpero, unilocular e tricapelar, sendo a placenta parietal.  (LIMA, 2007). 

Em seus constituintes químicos a  Turnera ulmifolia apresenta a ácido tânico, cafeína, damianina, óleo essencial, pepsina, princípios amargos, resina, tanino. Apresenta propriedade adstringente, albuminúrica, antidispepsia, balsâmica, emenagoga, emoliente, estimulante dos órgãos sexuais, estomáquico, expectorante, purgativa, tônica, tônico geral, tônico nervoso. (LEITE, 2003). 
Em uma pesquisa feita pela UFMA, pela professora doutora Terezinha Rego, constatou-se que o extrato da Chanana tem se tornado referencial para os pacientes portadores do câncer, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, como método de tratamento alternativo.Há pacientes que relatam a diminuição de sensação de mal estar e ânsias de vômito que a radioterapia e a quimioterapia causam.

3 comentários:

  1. maravilha, eu cuido dessa planta no meu jardim,e mia irma precisando da curaa ela ja tirou o utero, e precisa fazer radioterapia, valeuuu ameii obgdaa,,

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Venho aqui deixar meu depoimento sobre os benefícios do chá das folhas da Chanana. Eu vinha tratando de uma herpes genital há vários meses, com aciclovir, mas não obtinha total sucesso, até que um amigo homeopata me indicou o chá, três vezes ao dia. Tal foi minha surpresa e já no segundo dia percebi o desaparecimento das manchinhas restantes que não sumiam. Ele me indicou que tomasse por uma semana e depois parasse por uma, pois o chá pode sobrecarregar o fígado. Em breve voltarei aqui relatando se obtive sucesso absoluto. Minha herpes é causada principalmente quando sofro crises nervosas.

      Excluir