O espaço escolar é um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação. Não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola. Afinal, as inter-relações se aprimoram nos momentos de lazer, no pátio da escola, no intervalo, nas salas de recursos e no fazer pedagógico. Segundo Perrenoud (2000:9) “Diferenciar o ensino é fazer com que cada aprendiz vivencie, tão freqüentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem”. Assim sendo, trabalhar com horta escolar proporciona um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental e alimentar.
- Implantar práticas sustentáveis na escola;
- Vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propicie a inclusão;
- Favorecer as relações interpessoais;
- Despertar o interesse por uma alimentação saudável;
- Proporcionar pequenas mudanças nos hábitos alimentares dos alunos;
- Criar um ambiente capaz de envolver toda comunidade escolar;
- Auxiliar na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida.
A HORTA
(Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério")
Horta como o lugar
onde crescem as
coisas que, no
momento próprio,
viram saladas,
refogados, sopas e suflês.
Também isso. Mas não só.
Gosto dela, mesmo
que não tenha nada
para colher.
Ou melhor: há sempre
o que colher, só que
não para comer.
Pois é, horta é algo mágico, erótico,
onde a vida cresce
e também nós, no que plantamos.
Daí a alegria.
E isso é saúde,
porque dá vontade de viver.
Saúde não mora no corpo,
mas existe entre o
corpo e o mundo -
é o desejo, o
apetite, a nostalgia,
o sentimento de
uma fome imensa
que nos leva a
desejar o mundo inteiro.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto
Alegre: Artes Médicas, 2000. 183 p.
http://www.rebrae.com.br/natal/Projeto%20Educando%20com%20a%20Horta%20Escolar.pdf
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