O que motiva a sua ação, professor?
Em tempos difíceis, como este pelo qual passa a EDUCAÇÃO, é um trabalho árduo pensar em motivação. Mas, é preciso transformar momentos de cansaço e fraqueza em momentos para subir e alcançar seus objetivos. Outro dia, fazendo um curso de auto-motivação descobri que David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, identificou três bases motivacionais ou necessidades que nos impulsionam a ter motivo à uma ação. São elas: REALIZAÇÃO, AFILIAÇÃO E PODER. Essa teoria é conhecida como Teoria das Necessidades Adquiridas.
Segundo McClelland, cada pessoa apresenta níveis diferentes destas necessidades, mas uma delas predomina em nosso comportamento. Vejamos:
- Se você for motivado por REALIZAÇÃO, sempre buscará novos desafios significativos e os realizará da melhor forma possível, sem se importar com a opinião dos outros. Se você é um professor realizador, se colocará sempre na condição de eterno aprendiz, estabelecerá metas pessoais e lutará para alcançá-las, sempre monitorando seu progresso e não deixando que sua vida caia numa monotonia.
- Se você for motivado por AFILIAÇÃO, sua necessidade será ser aceito em um grupo. Para isto, muitas vezes, você vai tender a seguir as regras do grupo, para continuar fazendo parte dele, mesmo que não concorde muito com as ideias. Se você é um professor afiliador optará sempre pelo trabalho em equipe.
- Se você for motivado por PODER, sempre gostará de competir e vencer, além de exercer influência sobre as decisões e comportamento dos outros, ou seja, se você é um professor motivado por poder gostará sempre de estar no controle da situação, sendo carismático ou autoritário.
Seja qual for a sua resposta o autoconhecimento é sempre muito importante e pode lhe motivar a fazer o que pode, onde estiver, com o que tem.
Excelente!
ResponderExcluir