Fatos e fotos do dia
Mais uma vez estivemos participando do Projeto Navegando com o Meio Ambiente. Os alunos-professores da Escola Correia Titara conheceram o CELMM a bordo do barco-escola do IMA. Desta vez a viagem foi com emoção: primeiro porque esta semana estaremos encerrando esta etapa de viagens de estudos da 15ª CRE , depois porque o dia foi singular... com vento nordeste e experiências inesperadas...
Viver é sempre um aprendizado. E como eterna aprendiz, a cada dia que participo desta aula de educação ambiental apreendo coisas novas, diferentes!
Mas o fato é que hoje, ao chegar na base descentralizada do IMA, fui agraciada pela presença de um morador ilustre do manguezal. Olha ele aí...
Para quem não o conhece. Deixe-me lhe apresentar: Este é o Goniopsis cruentata (Latreille, 1803) mais conhecido popularmente como ARATU ou Caranguejo-vermelho do Mangue. Lindo, não é mesmo! Fiquei bem feliz por fotografá-lo. E já que ele fez pose e tudo para a foto, pesquisei mais detalhes sobre ele para enriquecer o POST de hoje.
Esta espécie pertence a família Grapsidae e caracteriza-se por habitar áreas estuarinas, principalmente manguezais (Melo, 1996).
São onívoros. Alimentam-se de propágulos das espécies Rhizophora mangle, Avicenia schaueriana e Laguncularia racemosa (Diaz & Conde, 1989; Leme, 1995), de folhas senescentes, de outros crustáceos e de indivíduos da mesma espécie quando estes encontram-se debilitados ( Moura et al., 2003).
G.cruentata é um grande predador de manguezais (Leme 1995).
Apresentam o hábito de escalar árvores, o que ajuda no processo de captura de sua principal presa, o caranguejo Aratus pisonii, como também em escapar dos predadores durante a preamar, a exemplo dos siris Callinectes e de peixes (Hagen, 1977; Wiedemeyer, 1997).
Bem, agora que já fomos bem apresentados ao ARATU, vamos as imagens dos alunos-professores na aula de hoje...
Mais uma bela moradora do CELMM
Garça-branca grande (Ardea alba)
A garça-branca-grande (Ardea alba, sinônimo Casmerodius albus), também conhecida apenas como garça-branca, é uma ave da ordem Pelicaniformes. É nativa e encontrada facilmente no CELMM.
Pode ser confundida com a garça-branca pequena (Egretta thula).
E como resultado disto...
O barco ficou encalhado.
Mas graças as habilidades dos pilotos, conseguimos sair.
Só temos a agradecer a esta grande EQUIPE do IMA
Josivânio, Pedro, Josy, Fernando Veras e Mirela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário