No dia 24 de março de 1882 foi instituído o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma homenagem ao médico Robert Koch, que descobriu bacilo causador da doença. A data representou um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, responsável por causar infecção no pulmão. Ela é transmitida pela tosse, espirro e gotículas de saliva. Acomete de crianças a adultos, independente da classe social. Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como uma emergência global.
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Koch em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário