Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030:
- Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
- Fome Zero: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.
- Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- Água Limpa e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
- Energia Limpa e Acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
- Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
- Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
- Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- Vida na Água: Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
- Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir florestas de forma sustentável, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra.
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.
As tensões geopolíticas, como as guerras entre Rússia e Ucrânia, também afetam a busca por um mundo mais pacífico e igualitário, colocando em risco os objetivos de Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16). Os ataques terroristas do Hamas e a subsequente guerra em Israel contra a Faixa de Gaza introduziram desafios adicionais, impactando a estabilidade regional e comprometendo esforços para alcançar Parcerias e Meios de Implementação (ODS17). Se a convivência pacífica entre os seres humanos está difícil, mesmo em países que não estão em guerra, o que esperar desta sociedade em relação ao planeta?
Em face desses desafios, a comunidade internacional enfrenta a tarefa de redobrar esforços e adotar abordagens mais significativas, eficazes e inclusivas para superar as adversidades e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A coordenação global de forma mais enfática é essencial para diminuir os impactos adversos e promover a resiliência em um mundo cada vez mais interconectado e ao mesmo tempo mais individualizado, onde os interesses individuais frequentemente se sobressaem aos interesses coletivos. Há uma necessidade urgente de mecanismos de governança, regulamentação e conscientização para que a responsabilidade social e a cooperação superem o efeito negativo desta dinâmica de interesses individuais frente aos interesses coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário