Foto: ANA |
Dia 22 se aproximando e a gente começa a se preocupar em o que fazer para que esta data não passe em branco. Não é verdade? Este ano a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema do Dia Mundial da Água (22 de março) : Água e Energia. Isto porque água e energia estão intimamente interligadas, já que para gerar energia hidrelétrica, nuclear e térmica precisa-se de água.
E como a consciência ambiental tem que ser desenvolvida, eis algumas sugestões:
- Realizar Ciclo de Palestras com a temática: Água e energia no contexto socioambiental.
- Construir uma cartilha educativa sobre economia de água e energia em casa.
- Criar uma História em Quadrinhos sobre a Aventura de PINGO: Uma gotinha de água muito sapeca.
- Escrever poemas relacionados ao tema em forma de pingos de água.
- Interpretar a música Sobradinho de Sá e Guarabira:
- Ilustrar a "Declaração Universal dos Direitos da Água" em cartazes. Cada equipe sendo responsável em ilustrar um item.
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai-se embora com medo de se afogar.
Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Pilão Arcado, Sobradinho
Adeus, Adeus ...
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o hotsite Águas de Março 2014. A página eletrônica contém informações sobre eventos que acontecem no País para comemorar a data, cujo tema de 2014 é “Água e Energia”. No hotsite qualquer internauta pode divulgar eventos relacionados ao Dia Mundial da Água.
Em minha buscas pela internet, encontrei o livrinho de Isabel Vaz Um mundo com água e energia , publicado pela CEMIG em 2009, mas que tem tudo haver com o tema deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário