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sábado, 16 de novembro de 2013

Formação continuada do professor: movendo-se num mundo virtual e colaborativo

Muitos são os desafios acerca da formação continuada dos professores: desde a desmotivação pela falta de valorização, a exaustão da carga horária até a compreensão de que estamos vivendo numa sociedade em rede e que isso implica em uma profunda mudança na formação docente. 
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a nova alfabetização informacional, o desenvolvimento de habilidades no uso de 'ferramentas tecnológicas' exige uma nova postura do professor. 
A UNESCO, com objetivo de responder aos desafios de uma Educação para uma “Sociedade em Rede”, criou em 2009, uma coleção de documentos intitulados “Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST)”.
“A meta [...] é melhorar a prática docente em todas as áreas de trabalho. Combinando as habilidades das TIC com as visões emergentes da pedagogia, no currículo e na organização escolar, os padrões foram elaborados para o desenvolvimento profissional dos professores que utilizarão as habilidades e os recursos de TIC para aprimorar o ensino, cooperar com os colegas e, talvez, se transformarem em líderes inovadores em suas instituições.” (UNESCO. Padrões de Competências em TIC para Professores: Diretrizes de Implementação, versão 1.0. 2009. p. 5)[1]
 A aprendizagem compartilhada e social, construída coletivamente, virtualmente,  rompe os limites do espaço e do tempo, possibilitando uma formação continuada mais significativa e qualitativa.
Assim, o uso do blog pode contribuir de maneira efetiva na formação continuada do professor que deixa de ser mero transmissor de informação e passa a buscar caminhos para sua auto-formação.
[1] Obra original - ICT competency Standards for teachers: implementation guidelines, version 1.0. Paris: UNESCO, 2008

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