Há cinco anos Alagoas participa das atividades em Comemoração ao Dia Internacional dos Celíacos. O grupo de celíacos de Alagoas foi formado no dia 1º de novembo de 2008. Fruto da iniciativa de pais, parentes, amigos de celíacos e profissionais da saúde, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos portadores de doença celíaca do nosso estado. Me sinto honrada em participar deste grupo.
Este ano a Campanha Nacional é
RECONHECER - DOENÇA CELÍACA - VOCÊ PODE TER E NÃO SABER.
“RECONHECER”
Do latim, RECOGNOSCERE, tomar conhecimento, trazer a mente de novo, certificar. RE,“ outra vez”, mais GNOSCERE, “saber”
Mensagem central
“reconhecer” sintomas, “reconhecer” o glúten como uma proteína que você tem intolerância.
“Reconhecer” a doença celíaca por aquilo que ela realmente é.
Importância:
Levar dignidade, saúde e qualidade de vida aos que vivem na invisibilidade.
Significa: autonomia, autogestão da saúde, amplo conhecimento do que é a doença celíaca e a dieta livre de glúten, segurança alimentar e nutricional, levar informação para gerar o conhecimento.
Gluten Free
Primeiramente, parabéns pelo blog. Amei!
ResponderExcluirSou estudante em MBA em Gestão Estratégica e de Pessoas-Fits, tenho um Plano de Negócio para ser apresentado no dia 14/06 e a minha ideia foi um Buffet Sem Glúten, Lactose, diet e light.
Nutrição é algo apaixonante para mim e questão de saúde sem se fala. A minha filha teve uma suspeita de doença celíaca e a gastro pediatra pediu para retirar o glúten por 2 semanas, antes do resultado da biópsia. Senti na pele a dificuldade de encontrar produtos sem glúten, pois o que encontrei era muito restrito como cookies, biscoito e a minha necessidade era algo como um buffet para o seu aniversário e não encontrei. Graças a Deus,a biópsia deu negativa, mas a partir do acontecido surgiu a ideia de ter algo aqui em Alagoas destinado as pessoas celíacas, com restrições a determinados alimentos como lactose, diet e light.
A minha curiosidade é saber se existe aqui em Alagoas um serviço como este, um buffet saudável que seja destinado a festas, comemorações...
Gostaria se possível que você me ajudasse, pois esse projeto tem que ser inovador e quero levar adiante.
Desde já agradeço as informações.
Abraços,
Luciane Cedrim
8857-4215
lucianecedrim.adm@gmail.com