Acabei de ler uma matéria na UOL, onde afirma que dois laudos foram divulgados confirmando a morte dos jovens de Santa Maria, na tragédia da Boate Kiss, por asfixia causada pela presença do monóxido de carbono e cianeto no sangue. Veja a matéria neste link
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/01/dois-laudos-confirmam-mortes-por-asfixia-devido-a-inalacao-de-gases-no-incendio-da-boate-kiss.htm
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/01/dois-laudos-confirmam-mortes-por-asfixia-devido-a-inalacao-de-gases-no-incendio-da-boate-kiss.htm
Logo após a tragédia, no dia 01 de fevereiro, fiz uma postagem explicando o porque o gás cianeto mata, hoje vou criar um título secundário para esta postagem:
Por que o monóxido de carbono mata?
Pertencente ao grupo de poluentes gasosos, O monóxido de
carbono (CO) é um gás inodoro, incolor e insípido. Ele faz parte do grupo de poluentes gasosos. Tal poluente é produzido tanto por processos naturais quanto por processos provocados pelo ser humano. Podemos citar como exemplos de fontes de emissão naturais, as queimadas florestais espontâneas e as erupções vulcânicas. As Indústria Químicas, a produção da energia por termelétricas e principalmente os veículos automotores são algumas das ações humanas que liberam o CO na atmosfera.
Em nosso sangue existem células chamadas hemácias ou glóbulos vermelhos, que contém em seu interior um pigmento de cor vermelha chamado HEMOGLOBINA(Hb).
Hemácias |
A hemoglobina(Hb) é responsável pelo transporte dos gases respiratórios, ou seja, ela hora transporta oxigênio para as células, hora transporta o gás carbônico, que será eliminado na expiração. Quando em contato com o Monóxido de Carbono(CO), a hemoglobina(Hb) se combina com ele de forma irreversível, dando lugar à formação da carboxihemoglobina (COHb). O transporte de oxigénio pelo sangue, desde os pulmões até aos tecidos fica desta forma comprometido já que a afinidade da hemoglobina com o monóxido de carbono é aproximadamente de 200 vezes maior que a do oxigênio.
Dependendo da quantidade combinada com a hemoglobina, a pessoa poderá sentir dores de cabeça, desconforto, cansaço, lentidão, perda de raciocínio, palpitações, vertigem, diminuição dos reflexos e em ambiente fechado, como foi o caso do incêndio na boate Kiss, pode levar à morte.A toxidade deste gás varia segundo o tempo de exposição e a concentração inalada. No caso de Santa Maria as mortes ocorreram de forma fulminante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário