Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que tal criar uma CAMPANHA AMBIENTAL em sua ESCOLA?



EDUCAR para AÇÃO ambiental!


Professor, o processo educativo perpassa pela construção de conhecimentos e valores e a transformação destes em ação prática. Pensando nisto sugerimos a criação de uma campanha ambiental em sua escola. Através de uma campanha ambiental é possível sensibilizar, envolver e estimular pessoas a se engajarem em uma causa. Tudo começa na Comunicação, neste caso, na EDUCOMUNICAÇÃO. Para facilitar este processo de criação é preciso elaborar um planejamento que passa basicamente pelas seguintes fases:
  • Identificar uma motivação - Em nosso caso o objeto da campanha é a transformação de sua escola em uma ESCOLA SUSTENTÁVEL;
  •  Identificar e envolver pessoas que desejam trabalhar voluntariamente na campanha (outros professores e gestores, alunos), criar COM-VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na Escola.
  • Marcar uma reunião para a definição das regras deste grupo;
  • Definir o tema principal da campanha e seus principais conteúdos;
  • Escolher o público alvo e buscar descobrir detalhes do mesmo, como por exemplo. Qual a linguagem mais adequada para trabalhar este público: Quais as melhores formas de comunicação para atingir este público?
  • Definir uma meta clara (ideal a se conquistar) e mensurável como, por exemplo: reduzir o consumo de água na escola em 5%até o final do mês de dezembro;
  • Definir uma lista de contatos de possíveis parceiros na ação (IMA, IBAMA, CASAL, jornalistas,dentre outros;)
  • Escolher as pessoas que irão coordenar todo o processo da campanha (Dividir responsabilidades)
  • Elaborar um cronograma de atividades;
  • Criar um lema simples e que demonstre o interesse do público, refletindo a meta da campanha. Por exemplo: “Salve o nosso rio!”, "Dengue: Aqui não!",  “Lixo é no lixo”. A  comunicação visual da campanha deve ser adequada ao público.
  • Escolher estratégias para mobilizar o público-alvo— como eventos, passeatas, gincanas etc. — e para atingir canais de comunicação, como TV, Rádio, Jornal, Revista, entre outros meios.
  • Desenvolver os materiais de divulgação. Confeccionar cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, camisetas, bonés e outros artigos com o lema da campanha.

Então, esta forma de ação pode conquistar muitas pessoas e desencadear outras atividades.  
Pense sobre isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário