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domingo, 3 de fevereiro de 2013

EDUCOMUNICAÇÃO IMPRESSA


Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre este tema. Para tanto, iniciaremos com Educomunicação impressa: É comunicação  por meio da palavra escrita por exemplo, quando fazemos jornais, revistas, fanzines, folhetos, cartazes. Usar este tipo de mídia (chamada mídia impressa) é bom quando temos 
o objetivo de facilitar a circulação da  nossa comunicação e garantir que as pessoas possam guardar, emprestar, ler e reler em qualquer lugar os nossos escritos.  Educação e comunicação caminham juntas.


TEXTOS E IMAGENS: UMA BOA COMBINAÇÃO

Na comunicação escrita, os textos podem ser publicados de várias formas. Vejamos:




• REPORTAGEM: você vai “a campo”, entrevista pessoas, pesquisa o assunto e relata o fato para os leitores.

• ENTREVISTA: você organiza um roteiro de perguntas, escolhe um entrevistado importante para o assunto e publica as perguntas e respostas.

• ARTIGO: alguém pode querer escrever um texto mais opinativo em que coloque seu pensamento pessoal ou o do grupo

• CRÔNICA: é texto curto e rápido, bem animado, que fala sobre curiosidades do dia-a-dia.

Mas fazer mídia impressa não quer dizer que a gente tenha que usar só palavras. As imagens como fotografias, desenhos, tabelas, gráficos, quadrinhos, charges são maneiras de ilustrar, divertir, explicar e ‘embelezar’ nosso texto.


Há várias formas de se apresentar a comunicação escrita:

JORNAL OU JORNAL-MURAL: o material escrito para ambos é o mesmo e no caso do jornal com cópias ele vai até o leitor e no jornal-mural, o leitor vem até ele. Nos dois, a diagramação (maneira de distribuir o material no papel) deve ser atraente e harmoniosa. Por isso, textos, títulos, fotos e ilustrações precisam ser previstos e diagramados com cuidado e, se a escolha foi pelo jornal-mural, tudo em que ser em tamanho maior, para que possa ser lido a dois metros de distância.



• REVISTA OU FANZINE: a diferença entre um e outro é que a revista tem um conteúdo mais informativo e o fanzine é mais voltado à publicação de poesias, contos, quadrinhos, gravuras, trabalhos artísticos. Para ambos os tipos de publicação escolha muitas imagens! 


• CARTAZES OU FOLHETOS: aqui é preciso fazer um exercício de resumir as informações, escolhendo aquelas que são mais importantes e colocar ilustrações que ajudem na compreensão do que você quer dizer. Não se esqueça de que no cartaz tudo tem que ser maior para as pessoas poderem ler de longe. 


• BOLETINS ELETRÔNICOS , SITES, BLOGS E REDES SOCIAIS:: se o grupo tem acesso fácil a computadores, pode utilizar a Internet para comunicar o que pensa sobre Meio Ambiente. A vantagem deste tipo de mídia é que chega a muitos lugares distantes e para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Eu, por exemplo, escolhi este tipo de mídia para chegar até você!





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