quarta-feira, 11 de março de 2015

A ESCOLA TAMBÉM TEM O SEU DIA - 15 DE MARÇO É O DIA DA ESCOLA



A Escola é...

O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade e criar em cada ambiente de camaradagem.
É conviver É se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.



Paulo Freire

SEMANA VALENTINA 2015


Na Semana da Mulher, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima fez uma bela homenagem as mulheres com uma exposição de 22 painéis  que contam a história de grandes mulheres astrônomas. A exposição fez parte da programação da SEMANA VALENTINA.

Hora do Planeta: Banner

DIVULGUE A HORA DO PLANETA


.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Hora do Planeta 2015

Todos os anos, milhares de pessoas em todo o mundo apagam suas luzes por 60 minutos na Hora do Planeta. Eu participo. E você?

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Depois do Vendaval

Como se conta o tempo depois de um vendaval...
Estive pensando sobre isto nestes dias, entre as festas de final de ano. Passamos a contá-lo a partir da tragédia. Vamos contando dia após dia, semana após semana na esperança de que quanto mais o tempo avança a dor da ausência se transforme em doce lembrança. Mas, de repente, passamos a contá-lo de trás pra frente, do momento fatídico aos últimos dias, meses, anos onde ainda não havia acontecido... Outrora projetamos como seria o tempo se, por um instante, fosse possível evitar as fatalidades da vida. Como é difícil viver o tempo presente, caminhando, indo e voltando, avançando e retrocedendo! A VIDA ganha outro sentido. Aliás, fervilha de sentidos e as ações ganham outros significados. Passado, presente e futuro são refletidos, pensados e projetados. Como se um grande telão pudesse, em alguns instantes, mostrar as voltas que a vida dá e o avesso do que ficou lá. Embrulham-se as emoções de uma forma quase impossível de separá-las no emaranhado entre futuro e passado. E o laço do presente, que é a VIDA, fica como um nó que desce pela garganta no choro contido ou na lágrima que insiste em cair quando percebemos que hoje, depois do vendaval, uma parte da gente não chegou ao Presente! 


12/01/2015 – 20h52 – Glaucia Esteves

(In Memorian Dalva Esteves da Silva, Alessandro Esteves da Silva e Marcelo Filipe Vieira Silva)



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como trabalhar o tema LUZ, CIÊNCIA E AÇÃO em sala de aula


De acordo com a Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz. O lançamento da campanha acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês em Paris - A Cidade Luz. 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), definiu o tema  LUZ, CIÊNCIA E AÇÃO para sua  67ª Reunião Anual ,que se realizará de 12 a 18 de julho de 2015, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior paulista.
Mas como trabalhar o tema em sala de aula?
O tema luz é transversal e atravessa vários domínios da Ciência e Tecnologia abrangendo todas as áreas do conhecimento. A vida na Terra e o caminho trilhado pela humanidade até hoje está ligado a LUZ. O Ano Internacional da Luz tem como objetivo chamar a atenção para o desenvolvimento sustentável das tecnologias baseadas na luz e para a discussão sobre a sua importância cultural, econômica e ambiental. Para promover discussões e reflexões sobre o tema sugerimos alguns subtemas:

  • A Luz conectando o mundo
  • A Luz na vida
  • Luz Visível e Luz invisível
  • Luz e Sombra
  • As Cores das Estrelas
  • Arco-iris e suas cores
  • A Luz na natureza
  • A Fotossíntese e a vida na Terra
  • O olho humano
  • A refração da Luz
  • A Luz das Fronteiras do cosmo
  • Aurora Boreal e Austral
  • Iluminação na arte e cultura
  • Imagens 3D e hologramas
  • Funcionamento de uma câmera fotográfica
  • O Uso da energia de forma responsável
  • Poluição Luminosa
  • A Luz nas Grandes Cidades
  • Deficiência Visual e Tecnologia Assistida
  • Fotoenvelhecimento
  • Tecnologia Fibra Óptica




2015 INTERNATIONAL YEAR OF LIGHT - ANO INTERNACIONAL DA LUZ

"Haja luz. E houve luz”(Gn 1:3) 

2015 é o ANO INTERNACIONAL DA LUZ


A Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, proclamou o ano de 2015 como o ANO INTERNACIONAL DA LUZ e Tecnologias baseadas em luz. 
O objetivo na escolha do tema é aumentar a conscientização global sobre como as tecnologias à base de luzpromover do desenvolvimento sustentável e fornecer soluções para os desafios globais em energia, educação, agricultura e saúde.
LUZ , CIÊNCIA E VIDA: A luz está ligada diretamente a VIDA na Terra e ao desenvolvimento da humanidade, sendo vital na nossa vida diária. O Tema é um imperativo da ciência no século 21.

A   67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), e a próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT),  terão a luz e suas tecnologias como tema.


Alguns marcos importantes relacionados à luz o longo da história da ciência:
  • os trabalhos em óptica de Ibn Al-Haytham em 1015;
  • o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815;
  • a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865;
  • O Centenário da teoria da relatividade geral, de Albert Einstein e 110 anos dos trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico (1905) e sobre o vínculo entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade geral (1915);
  • a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson em 1965 e
  • os trabalhos de Charles Kao (1965) a respeito do uso de fibras ópticas nas comunicações