segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

PREMIAÇÃO DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE ALAGOAS - FECEAL

A Cerimônia de premiação da segunda edição da FECEAL aconteceu, hoje pela manhã, no auditório do CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CECITE.
Os trabalhos foram divididos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Trabalho A IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS, dos alunos da Escola Maria José Loureiro Anny Karoline dos Santos Gonçalves,  Nara Caroline Saturnino Silva e  Cleiton Micael dos Santos, recebeu o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental, tendo como Professora orientadora Jeane Tenório da Silva Bezerra. Já no Ensino Médio, a Escola Estadual Muniz Falcão foi a primeira colocada com o trabalho AVALIAÇÃO DO TEMPO E ADIÇÃO DE BIOFERTILIZANTE NO CULTIVO DO FEIJÃO.
A professora e Coordenadora do evento, Natally Lima, do Laboratório de Ciências da Natureza - LCN / CECITE falou sobre a importância da premiação. "O momento de premiação é significativo porque além de valorizar o trabalho realizado, motiva os alunos para futuras participações." Alunos e professores premiados receberam um tablet e levaram para suas escolas um lindo troféu.

Para a Professora Jeane Tenório o trabalho só foi possível porque houve uma parceria dos seus alunos com os alunos do PIBID da UFAL. "Hoje estamos em uma nova fase, este é o momento de concretização de um trabalho de parceria com a Universidade que tem estimulado nossos alunos a pesquisa de forma significativa."

O alunos bolsistas do PIBID, Felipe Rodrigues e José Wellington afirmaram que a parceria universidade escola tem dado certo  porque além de estimular a criatividade abre portas para o campo da pesquisa. Já o aluno premiado Cleiton Micael diz sentir-se  valorizado e estimulado a prosseguir e já pensa em participar da edição 2015 da FECEAL.



ALUNOS DA ESCOLA MARIA JOSÉ LOUREIRO CONQUISTAM PRIMEIRO LUGAR NA FECEAL



Os alunos Nara Caroline Saturnino, Karol Gonçalves e Cleiton Micael, da Escola Maria José Loureiro, conquistaram o 1º lugar na FECEAL - Feira de Ciências do Estado de Alagoas - Categoria: Ensino Fundamental.. Com o trabalho: A  IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS, sob a orientação da Professora Jeane Tenório, os alunos verificaram a eficiência de lavar as mãos no cotidiano escolar, sensibilizando os gestores escolares sobre o suprimento de materiais de higiene nos banheiros dos alunos e ampliando a percepção cientifica dos alunos envolvidos através da experiência.
A Cerimônia de premiação acontecerá hoje, dia 22,  às 10 horas no miniauditório do CECITE. Parabenizamos aos alunos e a professora Jeane Tenório pela conquista!
Confira abaixo a Tabela dos trabalhos premiados na Feceal 2014
 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

FECEAL: Ideias, conhecimento, futuro

Com o Tema Ideias que geram conhecimento para o futuro, aconteceu, hoje, no Ginásio de Esportes da Escola Moreira e Silva, a segunda edição da FEIRA DE CIÊNCIA DO ESTADO DE ALAGOAS - FECEAL. A feira é uma iniciativa da SEE através do CECITE e visa a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. Vários trabalhos foram apresentados, dentre eles destacamos- A Importancia de lavar as mãos - pesquisa realizada por alunos da Escola Maria José Loureiro - 15ª CRE /CEPA, sob a orientação da Professora Jeane Tenório.
Os alunos Karol Gonçalves, Cleiton Micael e Nara Caroline da Escola Maria José Loureiro - CEPA

A Professora Jeane Tenório orientadora da Pesquisa sobre A Importância de Lavar as Mãos.


VISITE O CECITE

O Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - é composto pelo Laboratório de Ciências da Natureza (LCN), Laboratório de Linguagem e Matemática (LLM), pelo  Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). Localizado no CEPA -Avenida Fernandes Lima, Maceió - AL, o CECITE realiza vários eventos para popularização das Ciências.



E como todo ano publico as Flores do CECITE, 
estas são as flores fotografadas  hoje. 
O lindo Jardim recebe os cuidados especiais da 
Professora Margarida Maria Santos Lira.














quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DIÁRIO DE BORDO: COMO FAZER?

Conhecido também como CADERNO DE CAMPO, o Diário de Bordo é um testemunho das atividades desenvolvidas. Ele é um caderno no qual o estudante registra todas as etapas que realiza durante o projeto de pesquisa. É um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. O diário de bordo deve conter o registro detalhado com datas e locais de todos os fatos, passos, investigações, descobertas, entrevistas, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa. É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros,
revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador. Enfim,o Diário de Bordo além de documentar sua pesquisa, permite a reflexão crítica e poderá ser usado como instrumento de avaliação.

ALGUMA DICAS:

  • Dê preferência a um caderno brochura de capa dura (Livro de Atas) numerado. 
  • A aquisição do Diário de Bordo deve acontecer antes do início da Pesquisa e os registros devem ser feitos, de preferência,  no mesmo dia para que não haja esquecimento de fatos importantes.
  • Deixe a primeira folha do caderno  como capa para identificar o tema da pesquisa, o nome dos componentes, a cidade e o ano de início do projeto, além de outras coisas, como o nome da sua escola ou instituição de ensino.
  • A segunda folha pode ser usada como folha de rosto, contendo o nome da escola, título do projeto, nome do aluno e nome do professor orientador, cidade e ano da pesquisa.
  • Evite espaços vazios e sempre coloque a data e título nos registros de cada dia de trabalho. Jamais arranque as folhas ou apague algum registro. Assine ao final da narrativa.
  • Ao escrever faça uma descrição rigorosa da atividade com datas e locais de onde ocorreram.
    Se a pesquisa for feita em grupo, todos os componentes poderão escrever no diário de bordo.
  • Escreva de forma legível.
  • Caso haja erro, use a palavra DIGO para correção imediata do texto
  • Se algum experimento der errado, não deixe de registra-lo.
  • Tenha um outro caderno para anexar fotos, documentos, questionários como um caderno anexo ao diário.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

O prazo para que as escolas que participaram da IV CNIJMA façam adesão e enviem seus planos de ação foi prorrogado do dia 15/11 para o dia 23/11. Confira a lista com as escolas priorizadas e o Guia de Orientações Operacionais no link http://pdeinterativo.mec.gov.br/
 

III Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática

thumb
Em sua 3ª edição a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promove o EECM -  Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática. O principal objetivo do evento é trazer à comunidade de professores, bacharelandos, licenciandos e pesquisadores da área a um momento de reflexão sobre os paradoxos educacionais da prática e da formação docentes nas Ciências e Matemática. Mais informações clique neste link
 http://eventos.ufal.br/iii-encontro-alagoano-de-ensino-de-ciencias-e-matematica/