sexta-feira, 18 de julho de 2014

Rubem Alves sabedoria que semeia amor e ideias

Mestre,  é assim que vejo o professor Rubem Alves, como um mentor  na área pedagógica, responsável pelo meu desenvolvimento, cuja prática influência no meu comportamento. Neste momento de comoção e reflexão, em que o mestre do "espanto" encontra-se internado  na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Médico Campinas, em Campinas (SP), desde 10 de Julho, vem em minha mente frases que resumem a inteligência deste educador que semeia amor e ideias:
"O objetivo da educação não é ensinar coisas porque as coisas já estão na internet, estão por todos os lugares, estão nos livros”
"A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade.”
"Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer."
"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles."
"A alma é uma borboleta...
há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metamorfose..."
Rubem Alves


Junto-me a todos os educadores deste País, que acreditam na educação e na sua missão como agente de transformação, para reafirmar que "as palavras ditas, se eternizam". Muito obrigada, grande educador, por me ensinar a ver o mundo pela magia das palavras!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Doença parecida com a dengue preocupa autoridades no Brasil

A doença tem sintomas parecidos e também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Autoridades de saúde temem que a febre se espalhe.
Uma doença parecida com a dengue, a Febre Chikungunya, também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e preocupa as autoridades de saúde no Brasil. Vinte casos já foram confirmados esse ano. Dois no Paraná.
A imagem, que se repete em várias cidades do Brasil, ameaça à saúde da população. É em lugares onde a água fica acumulada, que o mosquito da dengue se reproduz. Só no Paraná, 39 cidades estão em situação de epidemia este ano.
Além da dengue, outra doença que começa a preocupar no Brasil é a Febre Chikungunya. Muito comum na África, ela também tem sido registrada na Ásia, na Europa e em ilhas do Caribe. Alguns casos também já foram diagnosticados no Brasil. Os últimos dois em Maringá, no norte do Paraná. Um casal de missionários que apresentou os sintomas e procurou atendimento médico tinha acabado de retornar de uma viagem ao Haiti.
A transmissão da dengue e da Febre Chikungunya é feita pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, todas as 20 pessoas que tiveram a doença no Brasil foram contaminadas fora do país. Mas, se um paciente que chega ao Brasil com a doença for picado, o mosquito pode transmitir a febre ao picar outra pessoa. A preocupação é evitar que o vírus se espalhe. Saiba mais no clicando neste link
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/doenca-parecida-com-dengue-preocupa-autoridades-no-brasil.html

FEBRACE 2015

A 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE)  é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental e média) e técnica, que tem seu ponto máximo com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo.
A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de troca de experiência, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento.
Em outubro de 2014 serão selecionados cerca de 300 projetos finalistas que poderão participar da 13ª Mostra de finalista da FEBRACE que acontecerá de 17 a 19 de março de 2015, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Durante a mostra de finalistas, são selecionados nove projetos para a maior feira internacional de Ciências e Engenharia a ISEF - International Science and Engineering Fair, que reúne finalistas de mais de 60 países e acontece anualmente nos EUA.
No Site http://febrace.org.br/ você pode encontrar o histórico dos anos anteriores com a descrição dos projetos finalistas, fotos, vídeos, premiações e entidades envolvidas, bem como informações sobre a FEBRACE 2015.

CAIITE 2014 - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: SOLUÇÕES INOVADORAS

O II Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite 2014 acontecerá de 18 a 23 de agosto, no Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso - Maceió - AL. Com o tema, Tecnologia e Educação: Soluções Inovadoras, o evento contará com atividades voltadas para escolas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico com Show de Química, Show de Física, Corredor de Inovações, Sessão de Planetário, Exposições Artísticas e Culturais, Semana do Empreendedorismo, Mostra de Arte, Palestras, Mesas Redondas, Apresentações teatrais, Minicursos, entre outras atividades. Você pode conhecer saber mais sobre o evento clicando neste link.

sábado, 21 de junho de 2014


Falando sobre dengue

Gente, tanto tempo sem escrever no Blog... mas por um motivo forte: Tive dengue e confesso não é uma experiência que quero viver novamente. Agora entendo o sentido da dengue ser chamada de "febre quebra-ossos", realmente é de arrasar. Mas, enfim, sobrevivi. Durante o período de recuperação o que mais busquei foi informações sobre diagnóstico e tratamento da doença. Apesar de saber ser uma doença viral, sem tratamento específico, quando estamos com ela o que mais desejamos é encontrar informações sobre a transmissibilidade, os exames laboratoriais e o protocolo de conduta e tratamento da doença. De todos os materiais que olhei, um foi bastante esclarecedor Dengue, aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mais uma bela reflexão de Ivone Boechat

Criança, esperança 
A esperança desta pátria,
Que até hoje, não se reconheceu
tão linda e potente,
está depositada aos pés do Senhor,
de olhos fixos em você,
criança.
Abandonada, discriminada,
sofrida, analfabeta e sozinha,
levante-se do chão, ao desalento,
desfralde a bandeira desta nação,
corra todos os riscos
para que o idoso de sua geração,
não fique suplicando
na porta dos hospitais, sem voz,
o socorro que não chegou a tempo.
Por favor, faça melhor do que nós,
seus pais,
ame profundamente esta terra,
pode-se promover a paz,
em qualquer idade,
não permita que a corrupção
ganhe esta guerra
e saia na frente
altaneira e resoluta,
como se fosse uma vitória a impunidade.
Ivone Boechat

Muito feliz pela contribuição desta belíssima escritora ao blog!