quarta-feira, 9 de julho de 2014

FEBRACE 2015

A 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE)  é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental e média) e técnica, que tem seu ponto máximo com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo.
A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de troca de experiência, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento.
Em outubro de 2014 serão selecionados cerca de 300 projetos finalistas que poderão participar da 13ª Mostra de finalista da FEBRACE que acontecerá de 17 a 19 de março de 2015, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Durante a mostra de finalistas, são selecionados nove projetos para a maior feira internacional de Ciências e Engenharia a ISEF - International Science and Engineering Fair, que reúne finalistas de mais de 60 países e acontece anualmente nos EUA.
No Site http://febrace.org.br/ você pode encontrar o histórico dos anos anteriores com a descrição dos projetos finalistas, fotos, vídeos, premiações e entidades envolvidas, bem como informações sobre a FEBRACE 2015.

CAIITE 2014 - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: SOLUÇÕES INOVADORAS

O II Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite 2014 acontecerá de 18 a 23 de agosto, no Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso - Maceió - AL. Com o tema, Tecnologia e Educação: Soluções Inovadoras, o evento contará com atividades voltadas para escolas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico com Show de Química, Show de Física, Corredor de Inovações, Sessão de Planetário, Exposições Artísticas e Culturais, Semana do Empreendedorismo, Mostra de Arte, Palestras, Mesas Redondas, Apresentações teatrais, Minicursos, entre outras atividades. Você pode conhecer saber mais sobre o evento clicando neste link.

sábado, 21 de junho de 2014


Falando sobre dengue

Gente, tanto tempo sem escrever no Blog... mas por um motivo forte: Tive dengue e confesso não é uma experiência que quero viver novamente. Agora entendo o sentido da dengue ser chamada de "febre quebra-ossos", realmente é de arrasar. Mas, enfim, sobrevivi. Durante o período de recuperação o que mais busquei foi informações sobre diagnóstico e tratamento da doença. Apesar de saber ser uma doença viral, sem tratamento específico, quando estamos com ela o que mais desejamos é encontrar informações sobre a transmissibilidade, os exames laboratoriais e o protocolo de conduta e tratamento da doença. De todos os materiais que olhei, um foi bastante esclarecedor Dengue, aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mais uma bela reflexão de Ivone Boechat

Criança, esperança 
A esperança desta pátria,
Que até hoje, não se reconheceu
tão linda e potente,
está depositada aos pés do Senhor,
de olhos fixos em você,
criança.
Abandonada, discriminada,
sofrida, analfabeta e sozinha,
levante-se do chão, ao desalento,
desfralde a bandeira desta nação,
corra todos os riscos
para que o idoso de sua geração,
não fique suplicando
na porta dos hospitais, sem voz,
o socorro que não chegou a tempo.
Por favor, faça melhor do que nós,
seus pais,
ame profundamente esta terra,
pode-se promover a paz,
em qualquer idade,
não permita que a corrupção
ganhe esta guerra
e saia na frente
altaneira e resoluta,
como se fosse uma vitória a impunidade.
Ivone Boechat

Muito feliz pela contribuição desta belíssima escritora ao blog!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Alunos dos 1ºs Anos da Escola Princesa Isabel participam das Oficinas do Projeto Vale Sonhar

A Professora Valquíria Balbino, da Escola Princesa Isabel, é uma das grandes profissionais do CEPA que acredita e realiza com louvor as oficinas do Projeto Vale Sonhar. Apesar do cronograma do projeto prever o inicio das oficinas para Julho, na Escola Princesa Isabel elas já começaram. Estas são as fotos da 1ªOficina 2014: O despertar para um sonho.





sexta-feira, 23 de maio de 2014

TURMAS DA ESCOLA MARIA JOSÉ LOUREIRO/ CEPA TÊM AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

As professoras Jeane Tenório e Ávila Priscila têm realizado aulas práticas no laboratório de ciências da Escola Maria José Loureiro. Durante as aulas são abordados diversos conteúdos para tornar o aprendizado de Ciências ainda mais interessante. Parabéns professoras e alunos pela iniciativa!