quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mais uma bela reflexão de Ivone Boechat

Criança, esperança 
A esperança desta pátria,
Que até hoje, não se reconheceu
tão linda e potente,
está depositada aos pés do Senhor,
de olhos fixos em você,
criança.
Abandonada, discriminada,
sofrida, analfabeta e sozinha,
levante-se do chão, ao desalento,
desfralde a bandeira desta nação,
corra todos os riscos
para que o idoso de sua geração,
não fique suplicando
na porta dos hospitais, sem voz,
o socorro que não chegou a tempo.
Por favor, faça melhor do que nós,
seus pais,
ame profundamente esta terra,
pode-se promover a paz,
em qualquer idade,
não permita que a corrupção
ganhe esta guerra
e saia na frente
altaneira e resoluta,
como se fosse uma vitória a impunidade.
Ivone Boechat

Muito feliz pela contribuição desta belíssima escritora ao blog!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Alunos dos 1ºs Anos da Escola Princesa Isabel participam das Oficinas do Projeto Vale Sonhar

A Professora Valquíria Balbino, da Escola Princesa Isabel, é uma das grandes profissionais do CEPA que acredita e realiza com louvor as oficinas do Projeto Vale Sonhar. Apesar do cronograma do projeto prever o inicio das oficinas para Julho, na Escola Princesa Isabel elas já começaram. Estas são as fotos da 1ªOficina 2014: O despertar para um sonho.





sexta-feira, 23 de maio de 2014

TURMAS DA ESCOLA MARIA JOSÉ LOUREIRO/ CEPA TÊM AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

As professoras Jeane Tenório e Ávila Priscila têm realizado aulas práticas no laboratório de ciências da Escola Maria José Loureiro. Durante as aulas são abordados diversos conteúdos para tornar o aprendizado de Ciências ainda mais interessante. Parabéns professoras e alunos pela iniciativa!








quarta-feira, 21 de maio de 2014

Oficinas de formação dos Projetos Quebra Tabu e Vale Sonhar

Os professores de Ciências e Biologia da 15 CRE participaram, hoje, do curso de formação de professores multiplicadores  das oficinas dos projetos Quebra Tabu e Vale Sonhar! 

terça-feira, 20 de maio de 2014

PROFESSOR

Recebi este texto hoje nos comentários de uma postagem, mas quero destacá-lo pela belíssima mensagem de IVONE BOECHAT.


Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.
Alguém se sentiu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos.
Armado de pouquíssimos recursos materiais, postou-se, de peito aberto, levando flechadas federais, estaduais, municipais.
Alguém se especializou nas oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.
Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.
Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.
Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido nas balas perdidas da guerra civil.
Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.
Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.

Ivone Boechat

OFICINA QUEBRA TABU E VALE SONHAR 2014 - 15ª CRE

Amanhã, 21 de maio, na Sala da Unidade Regional de Apoio Pedagógico da 15ª CRE estará acontecendo a Oficina de formação dos Projetos Vale Sonhar e Quebra Tabu, das 8h as 17h. Todos os professores de Biologia e Ciências do CEPA estão convidados.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Laços de amizade

Laços de amizade! Foi isso que fiz com a equipe da 15ª CRE. Ontem, me emocionei com a surpresa: sabendo que gosto muito de fotografias, fui presenteada com um belo quadro de fotos. Amei!
O LAÇO E O ABRAÇO
Mário Quintana
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!