Os professores de Ciências e Biologia da 15 CRE participaram, hoje, do curso de formação de professores multiplicadores das oficinas dos projetos Quebra Tabu e Vale Sonhar!
quarta-feira, 21 de maio de 2014
terça-feira, 20 de maio de 2014
PROFESSOR
Recebi este texto hoje nos comentários de uma postagem, mas quero destacá-lo pela belíssima mensagem de IVONE BOECHAT.
Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.Alguém se sentiu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos.
Armado de pouquíssimos recursos materiais, postou-se, de peito aberto, levando flechadas federais, estaduais, municipais.
Alguém se especializou nas oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.
Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.
Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.
Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido nas balas perdidas da guerra civil.
Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.
Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.
Ivone Boechat
OFICINA QUEBRA TABU E VALE SONHAR 2014 - 15ª CRE
Amanhã, 21 de maio, na Sala da Unidade Regional de Apoio Pedagógico da 15ª CRE estará acontecendo a Oficina de formação dos Projetos Vale Sonhar e Quebra Tabu, das 8h as 17h. Todos os professores de Biologia e Ciências do CEPA estão convidados.
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Laços de amizade
Laços de amizade! Foi isso que fiz com a equipe da 15ª CRE. Ontem, me emocionei com a surpresa: sabendo que gosto muito de fotografias, fui presenteada com um belo quadro de fotos. Amei!
O LAÇO E O ABRAÇO
Mário Quintana
Mário Quintana
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
domingo, 4 de maio de 2014
Grupo de Celíaco, em parceria com o CESMAC, realiza 1º Simpósio sem Glúten em Alagoas.
Anualmente, desde 2009, o Grupo de Celíaco de Alagoas realiza ações no terceiro domingo do mês de maio em comemoração ao Dia Internacional do Celíaco. Este ano as comemorações foram antecipadas. Ontem, dia 03 de Maio, aconteceu o 1º Simpósio sem Glúten de Alagoas. O evento aconteceu no CESMAC - Campus I – Professor Eduardo Almeida, localizado à Rua Cônego Machado, no bairro do Farol. O Centro Universitário CESMAC tem sido parceiro do Grupo de Celíacos desde a sua criação, com a Profa MSc do Centro Unversitário CESMAC, Mariellena de Andrade Cardoso Fragoso, cofundadora do Grupo Feliz sem Glúten!
![]() |
| Profa. MSc. Mariellena de Andrade Cardoso Fragoso |
O 1º Simpósio sem Glúten de Alagoas teve em sua programação Ciclo de palestras, abordando os temas: Aspectos clínicos da DC (Dra. Elenilda Acioli Lopes), Abordagem nutricional (Profa.Mariellena de Andrade), Abordagem psicológica e farmacêutica do glúten em medicamentos e cosméticos (Farmacêutica Maria Emília Brito).
![]() |
| Gastropediatra Dra. Elenilda Acioli Lopes |
![]() |
| Nutricionista Profa. MSc Mariellena de Andrade |
![]() |
| Farmacêutica Maria Emília Brito |
![]() |
| Integrantes do Grupo de Celíaco Alessandra e Sophia Esteves e a Enfermeira Profa. Dra. Elizabeth Moura Soares Souza (UFAL) ![]() |
![]() |
| Nutricionista Renata Moura (Viva Melhor Unimed-Maceió) e suas chefes mirins |
![]() |
| Esta é a V Oficina de Culinária sem Glúten e Lactose |
![]() |
| Naked Cake, receita da Nutricionista e culinarista Maria Helena Menezes |
terça-feira, 29 de abril de 2014
Dinâmica Cantada
Vídeo motivacional para professores.
Dinâmica cantada é um vídeo que usa músicas para responder perguntas que surgem ao longo da vida de todo professor. Resgate a sua criança interior!
"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita cuidado, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa".
Jung
sábado, 19 de abril de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpg)
















.jpg)
