domingo, 13 de abril de 2014

Eclipse da Lua, terça- feira: Lua Sangrenta

O eclipse surge em fase de Lua Cheia.
Na próxima terça, 15 de abril, tem eclipse lunar total e o fenômeno poderá ser visto aqui em Alagoas. Durante cerca de 78 minutos, na madrugada de segunda para terça, por volta das três horas da manhã o fenômeno conhecido como lua sangrenta poderá ser observado. O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento e a Lua mergulha completamente no cone de sombra projetado pela Terra. O eclipse será caracterizado pela mudança de cor da Lua, que, uma vez encoberta pela sobra da Terra, ganhará tons de vermelhos e laranja, isto ocorre porque a luz do Sol sofre refração da atmosfera da Terra e a dispersão espalha a luz com comprimentos de onda mais curtos. Este fenômeno também é responsável pela coloração avermelhada observada durante o pôr do Sol.Eu vou tentar me manter acordada para não perder este espetáculo!

Visita XVII EXPOAOBAL - Exposição de Orquídeas e Bromélias de Alagoas

Hoje visitei a XVII EXPOAOBAL  na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) em Alagoas. A Exposição de orquídeas e bromélias,  que começou na sexta-feira(11) e termina neste domingo(13), é encantadora para os olhos, tamanha a beleza e qualidade das plantas expostas. Durante a exposição houve palestras, sorteios e vendas e orquídeas e plantas variadas. Eu amei e registrei em fotos a atração e a beleza destas plantas. Confira!















sábado, 12 de abril de 2014

Eu e minha mania de fotografia

Amo tirar fotos! Acho que vejo o mundo com mais detalhe por trás das lentes! Nunca fiz curso de fotografia. Sou uma amadora impulsiva... quando estou com uma máquina na mão, nada passa desapercebido. Gosto principalmente de fotografar a natureza e hoje fiz algumas imagens que gostei muito e quero compartilhar com vocês aqui no blog.














Linda Lua!

Gente hoje a Lua está um espetáculo! Veja a foto que consegui tirar usando uma Máquina SONY HX1 com Zoom de 20X. Fiquei super feliz com a imagem e dedico aos meus amigos do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Último dia da Campanha de Vacinação contra o HPV 2014


Termina nesta quinta-feira (10) a campanha de vacinação contra o HPV(Papiloma Vírus Humano) nas escolas da rede pública de ensino, em meninas de 11 a 13 anos. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização da SESAU, Denisa Castro, Alagoas atingiu 80% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. Mesmo após o término da campanha, meninas nesta faixa etária poderão ainda ser imunizadas nas unidades de saúde.

Atenção Celíacos de ALAGOAS!

Cortesia internauta
Imagem do trigo espalhado após desabamento do silo
de armazenamento do Moinho Motrisa
Foto cortesia internauta
Médicos alertam que celíacos, aqueles alérgicos ao glúten, devem ficar longe do Motrisa. Veja vídeo clicando no link http://g1.globo.com/al/alagoas/bom-dia-alagoas/videos/t/edicoes/v/medicos-alertam-que-celiacos-aqueles-alergicos-ao-gluten-deve-ficar-longe-do-motrisa/3271947/

quarta-feira, 9 de abril de 2014

1º Simpósio sem Glúten de Maceió

A Doença Celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado caracterizada pela intolerância permanente ao glúten – proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados – que acomete pessoas geneticamente predispostas. Esta doença atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos e é controlada e tratada sob a prescrição da dieta ZERO GLÚTEN ao longo da vida.
O Grupo de Celíacos de Alagoas em parceria com o CESMAC realiza, desde 2009, ações com objetivo de divulgar e desmistificar a doença celíaca, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e evidenciando que as pessoas celíacas podem viver uma vida normal com uma dieta adequada e segura.

No dia 03 de maio, das 8 às 17 h,  no CESMAC acontecerá o 1º Simpósio sem Glúten de Maceió. No evento, além de rodada de palestras relacionadas ao tema, haverá uma Feira de Produtos sem Glúten e sem lactose, além de uma Oficina de gastronomia funcional sem glúten. Vagas limitadas!