sábado, 12 de abril de 2014

Linda Lua!

Gente hoje a Lua está um espetáculo! Veja a foto que consegui tirar usando uma Máquina SONY HX1 com Zoom de 20X. Fiquei super feliz com a imagem e dedico aos meus amigos do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Último dia da Campanha de Vacinação contra o HPV 2014


Termina nesta quinta-feira (10) a campanha de vacinação contra o HPV(Papiloma Vírus Humano) nas escolas da rede pública de ensino, em meninas de 11 a 13 anos. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização da SESAU, Denisa Castro, Alagoas atingiu 80% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. Mesmo após o término da campanha, meninas nesta faixa etária poderão ainda ser imunizadas nas unidades de saúde.

Atenção Celíacos de ALAGOAS!

Cortesia internauta
Imagem do trigo espalhado após desabamento do silo
de armazenamento do Moinho Motrisa
Foto cortesia internauta
Médicos alertam que celíacos, aqueles alérgicos ao glúten, devem ficar longe do Motrisa. Veja vídeo clicando no link http://g1.globo.com/al/alagoas/bom-dia-alagoas/videos/t/edicoes/v/medicos-alertam-que-celiacos-aqueles-alergicos-ao-gluten-deve-ficar-longe-do-motrisa/3271947/

quarta-feira, 9 de abril de 2014

1º Simpósio sem Glúten de Maceió

A Doença Celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado caracterizada pela intolerância permanente ao glúten – proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados – que acomete pessoas geneticamente predispostas. Esta doença atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos e é controlada e tratada sob a prescrição da dieta ZERO GLÚTEN ao longo da vida.
O Grupo de Celíacos de Alagoas em parceria com o CESMAC realiza, desde 2009, ações com objetivo de divulgar e desmistificar a doença celíaca, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e evidenciando que as pessoas celíacas podem viver uma vida normal com uma dieta adequada e segura.

No dia 03 de maio, das 8 às 17 h,  no CESMAC acontecerá o 1º Simpósio sem Glúten de Maceió. No evento, além de rodada de palestras relacionadas ao tema, haverá uma Feira de Produtos sem Glúten e sem lactose, além de uma Oficina de gastronomia funcional sem glúten. Vagas limitadas!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sugestões para a Páscoa com Ciência

Mesmo sabendo que o verdadeiro significado da Páscoa nada tem haver com coelhos, ovos e chocolate...que tal aproveitar esta oportunidade para realizar algumas experiências com ovos. Em 2012 publiquei um vídeo post sobre o tema experiência do ovo pelado. Em 2013, foram três postagens sobre o tema: uma com o tema Coelhos não botam ovos, outra chamada Chocolate com ciência e por fim uma reflexão sobre a árvore de Páscoa ou Orterbaum

Neste post vou sugerir um experimento para TESTAR A RESISTÊNCIA DOS OVOS (de galinha!)
As cascas dos ovos não são tão frágeis quanto parecem ser... Elas podem suportar um peso bem maior do que podemos imaginar. Vejamos como fazer:

1. Coloque um ovo na palma da mão e aperte com força (Você não pode estar usando anéis).
2. Segure um ovo na vertical,  usando o polegar e o indicador, de forma que ele fique  "de pé". 
Agora aperte em cima e em baixo, ao mesmo tempo.
3. Quer ousar mais, coloque duas caixas de ovos, abertas, no chão, agora ande sobre elas.

Percebeu que o ovos não se quebraram como, talvez, você esperava. Por que será?

A resistência da casca do ovo está na sua forma, ovos mais arredondados têm menos resistência. Arquitetos e engenheiros usam arcos arredondados em pontes, igrejas e outras construções seguindo o mesmo princípio do ovo. 

Veja a explicação  físico Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo(USP), em São Carlos (SP) que encontrei na Revista Mundo Estranho

DURO DE QUEBRAR
Resistência da casca dificulta partir o ovinho "de pé"

1. Quando um ovo é apertado nas pontas, o polo pressionado empurra para baixo a parte da casca imediatamente abaixo dele

2. Isso faz com que essa parte debaixo reaja e empurre de volta a região polar da casca que sofreu o aperto

3. Essa força contrária anula o efeito da pressão exercida sobre o polo. Com isso, a casca fica impedida de se mover e, consequentemente, de se romper. Esse princípio é o mesmo aplicado na construção de arcos e abóbadas de várias edificações

4. Para que esse fenômeno ocorra, o ângulo do local pressionado precisa ser bem fechado. Caso contrário, a força é feita perpendicularmente à casca e ela acaba cedendo

Nem todos os ovos são regidos por essa lei da ''inquebrabilidade''. Ovos mais arredondados, como
os das tartarugas-marinhas, são mais facilmente quebrados, pois não ocorre a mesma distribuição de forças que rola com os ovinhos das galinhas.


No entanto, se você bater com o ovo ou o apertar aplicando a força de forma desigual ele quebra-se facilmente. 

sábado, 29 de março de 2014

Eu participei da hora do planeta 2014

Gente vocês não sabem a emoção aqui em casa nos últimos instantes antes das luzes se apagarem (luzes só não,  aqui em casa eu desligo são os disjuntores). Todo um preparativo antes... mesa posta, velas, lanternas e  fósforo  à mão começa a contagem regressiva: 3, 2, 1 - 20h30 A HORA DO PLANETA! Este ano achei que os 60 minutos passaram muito rápido. ..quando a gente viu já eram 21h30.  Até minha sogra de 88 anos participa deste evento com satisfação. Já estamos  aguardando a hora do planeta 2015.

MENSAGEM AO HOMEM DO FAROL: NÓS PODEMOS!

Eu sei que você não pode participar da Hora do Planeta 2014. Mas nós podemos! Podemos apagar as luzes e acender esta ideia a favor do Planeta. Podemos nos unir e mostrar ao mundo que estamos preocupados com o aquecimento global e que desejamos um mundo melhor para as futuras gerações. Você já fez a sua parte, agora vamos fazer a nossa e às 20h30 apagaremos as luzes. E quem sabe, um dia, esta ideia possa se expandir e chegar a todas as cidades, todos os bairros, todos os lares. Não que uma hora sem energia vá resolver os problemas da humanidade, mas a luz que se acende na consciência de que habitamos na mesma casa - ''Oikos'', nos faz refletir sobre os impactos que as atividades humanas estão causando ao ambiente. É preciso reinventarmos uma nova sociedade mais responsável pelo presente, para garantirmos um futuro mais sustentável. Vamos usar o nosso poder para mudar o planeta! E se cada um fizer a sua parte, chegaremos ao todo. Que Deus ilumine cada coração é a minha oração.