segunda-feira, 24 de março de 2014

ÁGUA, SANEAMENTO E ENERGIA: DESAFIOS DO SÉCULO 21

 
Segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU  - Água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização: Água e sustentabilidade energética são os grandes desafios deste século. A ONU prevê que em 2030, a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU.
ONU: População precisará de 40% a mais de água em 2030
Artedijor - AgênciaBrasil

sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA FLORESTA

Hoje é o DIA MUNDIAL DA FLORESTA.
O Dia Internacional das Florestas é dedicado à conscientização da importância das florestas e árvores  para o bem-estar de todas as formas de vida na Terra.

A humanidade e a natureza são uma coisa só. Siga nossas dicas e preservar a vida.
Assista o vídeo da FAO para o Dia Internacional da Floresta 2014 (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Segundo a FAO, o Planeta Terra perdeu 5,3 milhões de hectares de cobertura vegetal por ano nas últimas décadas, resultando na perda líquida de uma área equivalente à da Colômbia entre 1990 e 2010.

Entre as Águas

A ciência tem demonstrado que a vida se originou entre as águas e que sem água não há vida!
Quando imaginamos belíssimos cenários naturais com ar puro e clima agradável, sempre estão entre as águas: fontes de águas claras, uma praia, as ondas do mar, um rio, uma lagoa...pois é, estamos interligados e dependente de um equilíbrio no ciclo hidrológico.
Sinto-me privilegiada em morar em um Estado que leva água até no nome ALAGOAS - PARAÍSO DAS ÁGUAS. Um Estado repleto de praias paradisíacos, cenários deslumbrantes entre mar, rios e lagunas.
Sua capital - MACEIÓ- Cidade Sorriso, onde o Sol brilha durante quase o ano inteiro, tem na origem de seu nome a presença da água (Massayó, que significa "restingas alagadas" ou "que tapa o alagadiço").

 Nesta semana dedicada mundialmente à água,  quero um pingo de consciência  de cada cidadão. Porque  é gota à gota que se forma um oceano. Precisamos da implantação de um modelo de turismo compatível com a preservação ambiental. São pequenas atitudes que definem nosso respeito e consciência ambiental.  

domingo, 16 de março de 2014

O HOMEM DO FAROL


Vídeo de divulgação da Hora do Planeta 2014 Criado pela agência Grey Brasil, de maneira bonificada para o WWF-Brasil.

“Homem do Farol – Hora do Planeta 2014”

HORA DO PLANETA 2014

Temos um encontro marcado no Sábado, dia 29 de março, das 20h30 às 21h30. Neste dia, em todo o mundo, as luzes irão se apagar e você também pode participar. A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.Então, Apague as luzes e participe!

Registre a participação da sua escola no site da WWF http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/escolas/



sábado, 15 de março de 2014

Sugestões de ações para conscientização no Dia Mundial da Água

Foto: ANA
Dia 22 se aproximando e a gente começa a se preocupar em o que fazer para que esta data não passe em branco. Não é verdade? Este ano a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu  o tema do Dia Mundial da Água (22 de março) : Água e Energia.  Isto  porque água e energia estão intimamente interligadas, já que para gerar energia hidrelétrica, nuclear e térmica precisa-se de água. 
E como a consciência ambiental tem que ser desenvolvida,  eis algumas sugestões:
  • Realizar Ciclo de Palestras com a temática: Água e energia no contexto socioambiental.
  • Construir  uma cartilha educativa sobre economia de água e energia em casa.
  • Criar uma História em Quadrinhos sobre a Aventura de PINGO: Uma gotinha de água muito sapeca.
  • Escrever poemas  relacionados ao tema em forma de pingos de água.
  • Interpretar a música Sobradinho  de Sá e Guarabira:

  • O homem chega, já desfaz a natureza
    Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
    O São Francisco lá pra cima da Bahia
    Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
    E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar

    O sertão vai virar mar, dá no coração
    O medo que algum dia o mar também vire sertão

    Adeus Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
    Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
    Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
    Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir
    Vai ter barragem no salto do Sobradinho
    E o povo vai-se embora com medo de se afogar.

    Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
    Pilão Arcado, Sobradinho
    Adeus, Adeus ...
  • Ilustrar a "Declaração Universal dos Direitos da Água" em cartazes. Cada equipe sendo responsável em ilustrar um item.
  • 1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

    2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

    3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

    4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

    5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

    6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

    7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

    8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

    9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

    10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


    A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o hotsite  Águas de Março 2014. A página eletrônica contém informações sobre eventos que acontecem no País para comemorar a data, cujo tema de 2014 é “Água e Energia”. No hotsite qualquer internauta pode divulgar eventos relacionados ao Dia Mundial da Água. 


    Em minha buscas pela internet, encontrei o livrinho de Isabel Vaz Um mundo com água e energia , publicado pela CEMIG em 2009, mas que tem tudo haver com o tema deste ano.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Entre catingueiras na caatinga pela ROTA DO CANGAÇO

Meu Dia Internacional da mulher (08) foi comemorado entre catingueiras na caatinga fazendo a rota do cangaço. Conheci a belíssima cidade histórica de Piranhas-A (tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional). Uma cidade encantadora com seus casarios coloniais e suas estreitas ruas talhadas entre os montes e a beira do Rio São Francisco. A bordo de um Catamarã naveguei pelo rio e  contemplei extasiada a beleza natural do lugar, com seus paredões rochosos e suas águas claras. Em grupo, cheguei ao Cangaço Eco Parque em Sergipe onde trilhamos o caminho até a Grota de Angico onde Lampião e seu bando foram mortos pela volante. Experiência única, numa trilha ecológica sob o sol do sertão nordestino. Descobri que Maria Bonita, mulher de Lampião, nasceu no dia 08 de março de 1911 em Paulo Afonso, na Bahia, coincidência está naquele lugar no dia da mulher e aniversário de Maria Bonita.