sábado, 16 de novembro de 2013

Formação continuada do professor: movendo-se num mundo virtual e colaborativo

Muitos são os desafios acerca da formação continuada dos professores: desde a desmotivação pela falta de valorização, a exaustão da carga horária até a compreensão de que estamos vivendo numa sociedade em rede e que isso implica em uma profunda mudança na formação docente. 
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a nova alfabetização informacional, o desenvolvimento de habilidades no uso de 'ferramentas tecnológicas' exige uma nova postura do professor. 
A UNESCO, com objetivo de responder aos desafios de uma Educação para uma “Sociedade em Rede”, criou em 2009, uma coleção de documentos intitulados “Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST)”.
“A meta [...] é melhorar a prática docente em todas as áreas de trabalho. Combinando as habilidades das TIC com as visões emergentes da pedagogia, no currículo e na organização escolar, os padrões foram elaborados para o desenvolvimento profissional dos professores que utilizarão as habilidades e os recursos de TIC para aprimorar o ensino, cooperar com os colegas e, talvez, se transformarem em líderes inovadores em suas instituições.” (UNESCO. Padrões de Competências em TIC para Professores: Diretrizes de Implementação, versão 1.0. 2009. p. 5)[1]
 A aprendizagem compartilhada e social, construída coletivamente, virtualmente,  rompe os limites do espaço e do tempo, possibilitando uma formação continuada mais significativa e qualitativa.
Assim, o uso do blog pode contribuir de maneira efetiva na formação continuada do professor que deixa de ser mero transmissor de informação e passa a buscar caminhos para sua auto-formação.
[1] Obra original - ICT competency Standards for teachers: implementation guidelines, version 1.0. Paris: UNESCO, 2008

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

XII SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO CECITE


Vai participar? Faça sua inscrição clicando no link abaixo

IV CNIJMA: ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA ETAPA NACIONAL - DELEGAÇÃO DE ALAGOAS

Alagoas rumo a IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). Com seus delegados já eleitos, Alagoas se prepara agora para a Etapa Nacional. Segundo a acompanhante da SEE - GEDIVE, Fátima Rebelo, os delegados eleitos na Etapa Estadual da IV CNIJMA estarão reunidos no dia 22 de novembro, às 9h,  no CENFOR, para um encontro preparatório. Já no dia 23, a delegação estará embarcando rumo a Brasília. A IV CNIJMA será realizada nos dias 23 à 28 de Novembro de 2013, no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Conferência Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em Luziânia.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mais de Rubem Alves...O hábito da leitura


Perguntam-me: o que fazer para criar o hábito da leitura? Respondo: "Nada. Não se deve criar o hábito da leitura. Hábito tem haver com cortar as unhas, tomar banho... Os hábitos produzem ações automáticas. Um homem pode ter um hábito de dar um beijinho na mulher ao sair de casa estando com o pensamento muito longe dela. O que há de se fazer é ensinar as crianças a amar os livros..." 
(ALVES, Rubem, 2008,p.120)
 Livro: Ostra feliz não faz pérola

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Livros são espelhos"



Sempre gostei de ler. Tenho uma relação de amor a primeira vista com alguns livros, foi o que aconteceu semana passada durante uma visita a  IV Bienal. Um livro de Rubem Alves, O SAPO QUE QUERIA SER PRÍNCIPE, me chamou a atenção antes mesmo de abri-lo. 
Aparentemente um livro triste pelo título e pela capa escura com letras brancas e verdes, nada que atraísse o olhar para ele, mas de alguma forma o vi em meio a tantos outros. Assim que peguei-o afirmei: É este.
Quando compro um livro, gosto de observar cada detalhe da capa, leio atentamente a sinopse  e só então o abro. Ainda na Bienal, ao abri-lo me deparo com o seguinte texto na barra interna da capa: 
Por que haveria você de gastar o seu tempo lendo as memórias de uma pessoa que você não conhece? A resposta é Fernando Pessoa que dá:  escrevemos "para comunicar aos outros a nossa identidade íntima com eles". No fundo das diferenças, todos somos iguais.
 Em apenas um dia li as suas 230 páginas. Li por prazer e não por dever. A primeira leitura sensorial e emocional, seguida de uma segunda, mais analítica. Para quem acredita que "Ler é acariciar o cérebro", recomendo.
E para despertar mais o desejo em conhecer um pouco mais de Rubem Alves...
Livros são espelhos. Gostamos de um livro não por causa de eventuais informações que ele nos passe, mas porque nos vemos refletidos nele. A literatura é um caminho transversal para incursões no inconsciente. (Alves, Rubem,  2009, p.51).

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas


Desde ontem participo do II encontro para a construção do RECEB-Al. Nesta etapa está havendo a sistematização do conhecimento por áreas e etapas de ensino. Confira a programação:

05/11 - 8h às 17h - Auditório do SENAI
Mesa Redonda: O currículo da educação básica e as especificidades de cada etapa de ensino
Palestra: O currículo organizado por área de conhecimento



06/11 - 8h às 17h- CENFOR
Mesa Redonda: A área do conhecimento e sua constituição
GTs sistematizados por áreas de conhecimento

07/11 - 8h às 17h - CENFOR
Continuidade da sistematização por áreas e etapas de ensino e socialização da produção
Avaliação do encontro