segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Exposição de Equipamentos Interativos e Oficina de Biologia e Química marcam o primeiro dia de atividade da SNCT no CECITE

Recorte do cartaz oficial da 10ª edição da SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Em sintonia com os grandes eventos esportivos a serem realizados no país, como a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016) sua décima edição, traz o tema "Ciëncia, saúde e esporte". Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).










domingo, 20 de outubro de 2013

TEM INÍCIO AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) NO CECITE



Fonte Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Em sua 10ª edição a SNCT é um evento organizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Em Alagoas, o CECITE estará promovendo várias ações como exposição de equipamentos interativos, oficinas e seminário. Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Confira a programação

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sempre Rubem Alves


RECEB-AL


O currículo e o ensino de ciências devem expressar uma ciência que propicie a 
compreensão do meio através de diferentes leituras de mundo e da interação 
com os fenômenos naturais, percebidos numa perspectiva interdisciplinar, 
sistêmica e problematizadora e considerando o contexto sócio-cultural no qual 
estes ocorrem, que, por sua vez, representa o cenário do seu 
objeto de estudo (CACHAPUZ, 2005; 
CARVALHO, 2005; MORAES e MANCUSO, 2004).

O  trabalho coletivo na  construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas continuou, hoje, por componente curricular. A equipe de Ciências e Biologia defende uma proposta curricular de forma participativa, dialógica e integradora. Um currículo vivo, com temáticas articuladas, contextualizadas e significativas.





quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Deus é matemático



Um vídeo muito interessante que mostra a relação da natureza com as proporções da matemática.
Já havia feito um Post sobre este assunto com o tema As espirais na natureza e Fibonacci e hoje  ao assistir este vídeos, achei que valia a pena compartilhá-lo no blog.
Poderá se interessar também por Espiral de Ervas

Construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas

Estamos participando do I Encontro para a construção do Referencial Curricular da Educação Básica de Alagoas. Uma grande responsabilidade para os cerca de 300 professores e técnicos que estão trabalhando no documento que norteará as práticas pedagógicas deste estado tão carente de educação pública de qualidade. Hoje, a abertura aconteceu no Centro de Convenções(Jaraguá) com reflexões acerca das tendências atuais sobre currículo e mesa-redonda com professores-doutores da UFAL e CESMAC. Amanha(17) e sexta(18) os encontros continuam no CEPA (Farol) por componentes curriculares, sempre das 8h às 17h.






terça-feira, 15 de outubro de 2013

XI SEMINÁRIO NO CECITE

Se você trabalha com aulas práticas laboratoriais com seus alunos, não deixe de participar deste seminário.
Mais informações e incrições clique aqui