quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IV CNIJMA: CONFERÊNCIA ESTADUAL

Mais de 200 pessoas, entre delegadas(os) e professores acompanhantes participaram da cerimônia de abertura da IV Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu hoje(09) no Teatro Linda Mascarenhas. Dos 403 Projetos inscritos no MEC, 48 foram selecionados nas 12 Conferências Regionais para este momento. 









 O credenciamento e acolhida dos delegados teve início às 14h. As delegações que vieram do interior de Alagoas foram acomodadas no CENFOR - CEPA, às 17h foi servido um coquetel de Boas Vindas e as 18h30 aconteceu a abertura oficial da Conferência Estadual. Palestrante a Prof.Dr.Sandra Moura.









 Os participantes puderam visitar a Exposição Difusora 65 Anos: Pioneirismo no rádio alagoano






Amanhã, das 8h às 18h, no Hotel Maceió Atlantic Suites ( Endereço: Av. Álvaro Otacílio, 4065 -Jatiúca) os projetos serão apresentados e debatidos. 
Serão escolhidos 4 projetos (um para cada subtema – Terra, Água, Fogo e Ar, que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados) e 23 delegados que estarão representando Alagoas na Conferência Nacional.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Horta na Varanda

Vou compartilhar com vocês a minha última arte, de arteira mesmo, ter uma horta na varanda...
Olha a bagunça que fiz para montar a horta, acho que é
por causa da semana das crianças...
Escolhi plantar em uma floreira.
(Antes de montar tem que abrir os furos no fundo)
Coloquei argila expandida no fundo para ajudar a drenar a água
Para reforçar a camada de drenagem coloquei uma manta
Misturei terra vegetal com húmus de minhoca e esterco e coloquei pouco a pouco no vaso.

 Minhas mudinhas de tomate cereja. 
Com cuidado transplantei alguma mudas...
E agora é só aguar e acompanhar o crescimento.
 E a minha varanda cada dia mais bonita!
Não sei onde vou colocar todas estas mudas... 
pimenta, carambola, cajá, mangaba, alfavaca, hortelã...
Aproveitei também para colocar a muda de Areca-bambu em um vaso maior. 
Varanda: Um lugar para descansar, ''aprontar'' e semear ideias


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

IV Conferência Estadual do Meio Ambiente tem início nesta quarta (9) no Linda Mascarenhas — Educacação

A IV Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá nos próximos dias 9 e 10, no Teatro Linda Mascarenhas, deve escolher quatro dos 48 projetos estudantis selecionados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para representar o Estado na etapa nacional do evento. A delegação de Alagoas se apresentará em Brasília, de 23 a 25 de novembro, com 28 pessoas, entre delegados e acompanhantes. Leia matéria completa com a programação clicando no linkIV Conferência Estadual do Meio Ambiente tem início nesta quarta (9) no Linda Mascarenhas — Educacao

ATENÇÃO: MUDANÇA DO LOCAL DAS APRESENTAÇÕES DO DIA 10. Novo Local
Hotel Maceió Atlantic Suites - Endereço: Av. Álvaro Otacílio, 4065 -Jatiúca,Maceió - AL, 57036-850Telefone:(82) 2121-5600

IV CNIJMA: REUNIÃO DA COE-AL

Faltando dois dias para abertura da Conferência Estadual (09), integrantes da Comissão Organizadora do Estado de Alagoas reuniram-se hoje, no auditório da 15ª CRE para debater e finalizar os últimos detalhes do evento.





É Alagoas rumo a IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

A Abertura da Conferência Estadual será no TEATRO LINDA MASCARENHAS. Os participantes poderão fazer o cadastramento a partir das 16h do dia 09 de Outubro. Os delegados do interior ficarão hospedados no CENFOR - CEPA.
As apresentações dos Projetos e a escolha da delegação de Alagoas acontecerá no dia 10 de Outubro. A programação neste dia será das 8h às 18h. Mas atenção... pelo número de escolas participantes houve mudança no LOCAL deste dia, agora será no  Maceió Atlantic Suites - Endereço: Av. Álvaro Otacílio, 4065 -Jatiúca,Maceió - AL

 A delegação de Alagoas será de 28 pessoas. Hoje foram eleitos os 3 representantes que irão com fazer parte da delegação:
* Representante da SEE – Maria de Fátima Rebelo Figueredo Graça
* Acompanhantes da COE - Rejane Bezerra da Silva (F) e José da Silva Santos(M).

Alguns pontos da Etapa Nacional:

• Dos estudantes eleitos na Etapa Estadual, 04 delegadas(os) acompanharão os projetos escolhidos em plenária na Conferência Estadual ( 1 do subtema terra; 1 do subtema fogo, 1 do subtema água e 1 do subtema ar).

Irão para Conferência Nacional, além das(os) delegadas(os), 04 professores que orientaram os estudantes na elaboração dos projetos escolhidos na etapa Estadual.

Esses professores serão convidados do MEC, portanto, as passagens, hospedagem e alimentação serão pagas pela Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA/MEC.

Caso seja eleito(a) algum(a)delegado(a) deficiente físico, ele(a) terá direito a 01 acompanhante, assim como estudantes de Comunidades Indígenas.

Farão parte da delegação ainda 03 delegadas(os) de Ações Afirmativas - 01 quilombola; 01 de assentamento; 01 indígena, assim como 03 representantes da COE, conforme Regulamento Nacional, exercendo o papel de acompanhante.


Acompanhantes Nacionais: São 03 representantes da COE + acompanhantes indígenas + acompanhantes de estudantes com deficiência. Observação: Delegadas(os) indígenas (de comunidades) e estudantes com deficiência serão acompanhados individualmente por um professor ou uma professora responsável desde o município de origem até o município de Luziânia – GO.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada no:

Centro de Treinamento Educacional
BR 040 KM 9,5 - Posto Ypê
Setor de Chácaras Marajoara, s/n
Fazenda Taveira
Município de Luziânia - GO
CEP: 72800-000

Telefone do CTE: (61) 3274-4150 Site: http://www.cnti.org.br/cte.htm


sábado, 5 de outubro de 2013

Uma Semana Muito Animal

Dia 03 de Setembro foi o Dia das Abelhas, ontem, dia 04, foi o Dia Mundial dos Animais e Dia do Cão e hoje, comemora-se o Dia Mundial do Habitat e Dia da Ave... esta realmente é uma semana ANIMAL de Proteção a Fauna. Além de ser também o Dia Mundial do Professor no Zoo.Devemos aproveitar esta data para refletir sobre a importância e o bem que os animais fazem e trazem para as nossas vidas.

Declaração Universal dos Direitos dos Animais / (UNESCO) - Bruxelas, Bélgica , 1978
(Proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978)

Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito a existência. 



Artigo 2º
a. Cada animal tem o direito a respeito.

b. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço dos outros animais.

c. Cada animal tem o direito a consideração, à cura e à proteção do homem.


Artigo 3º
a. Nenhum animal será submetido a mau trato e a atos cruéis

b. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.


Artigo 4º
a. Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se.

b. A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a esse direito.

Artigo 5º
a. Cada animal pertencente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias a sua espécie.

b. Toda modificação desse ritmo e dessas condições , imposta pelo homem para fins mercantis, é contrária a esse direito.

Artigo 6º
a. Cada animal que o homem escolher para seu companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme sua natural longevidade.

b. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.



Artigo 7º
Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.


Artigo 8º
a. A experimentação animal, que implica um sofrimento físico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra;

b. As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.




Artigo 9º
No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.


Artigo 10º
Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.


Artigo 11
O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.


Artigo 12
a. Cada ato que leva à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
b. O aniquilamento e a destruição do meio ambiente natural levam ao genocídio.

Artigo 13
a. O animal morto deve ser tratado com respeito.
b. Cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14
a.As associações de proteção e salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
b. Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começa a mobilização para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia no CECITE


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema. O Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - AL está preparando uma programação especial para atender os alunos do Estado. Aguardem!

Diferenças entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem

Projetos de Trabalho aproximam a escola com o aluno e sua realidade. Mas há diferenças entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem. Em comum entre eles está o vínculo com a pesquisa e as etapas do desenvolvimento. Vejamos as diferenças segundo Fagundes (2005)
Fonte: Fagundes, Maçada e Sato (1999, p.17, apud SCHLEMMER, E.,2001)


Referência
MORAIS, Marta Bouissou e Andrade, Maria Hilda de Paiva. Ciências: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2010