sábado, 5 de outubro de 2013

Uma Semana Muito Animal

Dia 03 de Setembro foi o Dia das Abelhas, ontem, dia 04, foi o Dia Mundial dos Animais e Dia do Cão e hoje, comemora-se o Dia Mundial do Habitat e Dia da Ave... esta realmente é uma semana ANIMAL de Proteção a Fauna. Além de ser também o Dia Mundial do Professor no Zoo.Devemos aproveitar esta data para refletir sobre a importância e o bem que os animais fazem e trazem para as nossas vidas.

Declaração Universal dos Direitos dos Animais / (UNESCO) - Bruxelas, Bélgica , 1978
(Proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978)

Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito a existência. 



Artigo 2º
a. Cada animal tem o direito a respeito.

b. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço dos outros animais.

c. Cada animal tem o direito a consideração, à cura e à proteção do homem.


Artigo 3º
a. Nenhum animal será submetido a mau trato e a atos cruéis

b. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.


Artigo 4º
a. Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se.

b. A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a esse direito.

Artigo 5º
a. Cada animal pertencente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias a sua espécie.

b. Toda modificação desse ritmo e dessas condições , imposta pelo homem para fins mercantis, é contrária a esse direito.

Artigo 6º
a. Cada animal que o homem escolher para seu companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme sua natural longevidade.

b. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.



Artigo 7º
Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.


Artigo 8º
a. A experimentação animal, que implica um sofrimento físico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra;

b. As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.




Artigo 9º
No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.


Artigo 10º
Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.


Artigo 11
O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.


Artigo 12
a. Cada ato que leva à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
b. O aniquilamento e a destruição do meio ambiente natural levam ao genocídio.

Artigo 13
a. O animal morto deve ser tratado com respeito.
b. Cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14
a.As associações de proteção e salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
b. Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começa a mobilização para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia no CECITE


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema. O Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - AL está preparando uma programação especial para atender os alunos do Estado. Aguardem!

Diferenças entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem

Projetos de Trabalho aproximam a escola com o aluno e sua realidade. Mas há diferenças entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem. Em comum entre eles está o vínculo com a pesquisa e as etapas do desenvolvimento. Vejamos as diferenças segundo Fagundes (2005)
Fonte: Fagundes, Maçada e Sato (1999, p.17, apud SCHLEMMER, E.,2001)


Referência
MORAIS, Marta Bouissou e Andrade, Maria Hilda de Paiva. Ciências: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2010


IV CNIJMA: CONVITE CONFERÊNCIA ESTADUAL


IV CNIJMA: REUNIÃO DA COE - AL


Na reta final para Conferência Estadual a Comissão Organizadora do Estado(COE - AL) para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente(IV CNIJMA) estará se encontrando no próximo dia 07 de Outubro das 08 às 10 horas no auditório da 15 CRE. Na Pauta a avaliação das 12 Conferências regionais, relatórios das CRE's, Organização da Conferência Estadual. 

Curso de Ensino de Biologia para Professores com alunos Surdos


NOVIDADE!
Destinado a professores de ciências e biologia que trabalham com surdos na escola, o curso faz parte do projeto de extensão do CESMAC, sendo oferecido gratuitamente aos professores interessados. São 30 vagas.
Corra e garanta a sua!
O curso terá carga horária de 60h e começará no dia 18/10/2013, das 14h às 18h, com conteúdo teórico e prático, abrangendo LIBRAS, Legislação sobre a surdez e metodologia de ensino para surdos. 
Calendário do curso: dia de sexta-feira, à tarde 14h-18h; sábado (01 no mês) 08h-12h

Outubro 18, 19 e 25/10

Novembro 01, 08, 22, 23, 29/11

Dezembro 06, 13 e 14/12


Inscrições na secretaria do Campus IV do CESMAC - Antigo Colégio Guido, no período de 14h até ás 20h.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

LINDA HOMENAGEM

Fui surpreendida,  hoje, com uma bela homenagem ao chegar na sala da Unidade Regional de Apoio Pedagógico da 15ª CRE. Recebi uma linda medalha de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido com as Escolas para a IV CNIJMA. Amei a Surpresa!




No mês passado já havia recebido um certificado de agradecimento que me deixou muito feliz. Mas todo o trabalho realizado só foi possível pelas parcerias que fizemos ao longo da caminhada. Então, hoje eu só agradeço a Deus por cada oportunidade que ele me dá de poder trabalhar com responsabilidade socioambiental e com o objetivo de estimular e promover ações em benefício da sociedade e agradeço também as pessoas que me apoiam e me ajudam a realizar cada atividade, porque ninguém faz nada sozinho!



Equipe URAPE