sábado, 28 de setembro de 2013

Origami de DNA



Gosto muito de Origami, esta arte tradicional e secular japonesa de fazer dobraduras em papel. Em meus passeios pela net encontrei esta aula sobre DNA usando Origami. No dia do Biólogo, houve uma Oficina de jogos de biologia no CECITE e dentre outras atividades, tivemos a oportunidade de fazer este Origami.
Veja este link do DNA vai a Escola
E o link do modelo para impressão
Neste outro link da USP tem uma aula de extração do DNA do Morango.




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SABÃO LÍQUIDO DE ÓLEO USADO

Ano passado, durante a comemoração do Dia do Biólogo no CECITE, minha amiga Silvana Nascimento Rodrigues, da Escola Maria Ivone - 14ª CRE, nos ensinou a fazer sabão líquido com óleo usado. Sem tempo para editar o vídeo, somente hoje consegui postá-lo. Espero que goste!
Confira também as fotos.

Conferência Regional 5ª CRE - ARAPIRACA em 23 de Setembro e 10ª CRE em 20 de Setembro



CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
23.09.2013

RESULTADO FINAL – 5ª CRE

PROJETOS ELEITOS:

TERRA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Êxito: escola viva sob um olhar cidadão.
Colégio Êxito/Arapiraca-Al.
Delegada: Maria Eduarda Ferreira dos Santos

ÁGUA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Reaproveitamento da Água Potável.
E.M.E.F. Hugo José Camelo Lima/Arapiraca –AL.
Delegada: Gabrielly Barbosa de Brito.

FOGO NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Um pátio, um lugar, mil maneiras de usar.
E.M.E.B. José de Sena Filho/Coité do Nóia-AL.
Delegada: Nayara Teodoro de Oliveira

AR NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Vamos arborizar, gerações futuras do ar vão precisar.
E.M.E.B. Pe. José dos Santos Mousinho/São Sebastião-AL.
Delegada: Isadora de Lima dos Santos.

DELEGADOS

1. Natan Santos Ferreira – Escola Estadual Manoel Lúcio/Arapiraca –AL.
2. Erinaldo José Pereira da silva- Escola Estadual Artur Ramos/Arapiraca – AL.
3. Ericle Roberto Aguiar dos Santos – Escola Estadual Lions Club/Arapiraca – AL.
4. Jonas Lira Santos – Escola Estdual Manoel André/Arapiraca – AL.
5. Wesley Vitório Teles –E.M. Prof. José Rodrigues Filho/Lagoa da Canoa- AL.
6. Antônio Carlos Santos Bezerra – E.M.E.B. José dos Santos Nunes/São Sebastião – AL.
7. Itamar Ferreira de Souza Júnior – E.M. João Batista P. da Silva/Arapiraca – AL.
8. Arthur Célio Silva Santos – E.M.E.B. Mª Iraci Teófilo de Castro/Taquarana-AL
9. Alessandro José da Silva - E.M.E.B. Barão do Rio Branco/Taquarana
10. Leandro Barros – E.M.E.F. Marieta Rodrigues Peixoto/Arapiraca – AL.
11. Gabriel de Andrade Silva - E.M.E.B. Margarita Palmerina de Almeida/Limoeiro de Anadia
12. Marcos Rafael Pinheiro Lima - E.M.E.B. José Medeiros/Girau do Ponciano-AL.

DELEGADAS

1. Elielza Karolyne dos Santos – Escola Estadual Costa Rêgo /Arapiraca – AL.
2. Denise Maria dos Santos – E.M.E.F. Tenete Coronel José Barros Paes/Craíbas –AL.
3. Paloma Alice de O. Silva – E.M.E.F. Pedro Ramos Francisco /Craíbas –AL.
4. Maciene Dias Silva– Escola Estadual Deputado José Medeiros /Traipu–AL.
5. Iris Santos da Silva – Escola Estadual Moreno Brandão/Traipu-AL.
6. Joyce Mendes da Silva – Escola Estadual Moacir Teófilo/Arapiraca – AL.
7. Maria Luiza Marques do Nascimento – E.M.E.B. Francisco Mangabeira/Traipu-AL.
8. Layane da Silva Santos – Escola Estadual Izaura Amtonia de Lisboa/Arapiraca – AL.
9. Joyce Vitória Pascoal dos Santos – E.M.E.F. Gov. Luiz Cavalcante/Lagoa da Canoa – AL.
10. Jessiely Silva de Lima – Escola Estadual Dr. José Tavares/Arapiraca – AL.
11. Maria das Dores Silva Santos - E.M.E.B. Dom Helder Câmara/Girau do Ponciano – AL.


Escola Indígena
Terra na Escola Sustentável: Coleta seletiva: a Mãe Terra agradece
Escola Estadual Indígena Itapó/São Sebastião-AL.
Delegado: Adelan dos Santos.



Escola Quilombola
Água na Escola Sustentável: Uso adequado dos recursos hídricos
E.M.E.F. Professor Luiz Alberto de Melo/Arapiraca-AL.
Delegado: Luan de Almeida Santos

Escola do Assentamento Rural 25 de Julho
Fogo na Escola Sustentável: Queima de lixo, apague essa ideia
E.M.E.B. Luciano Alves da Silva/Girau do Ponciano-AL.
Delegada: Maria Cícera Pinheiro da Silva.



CONFIRA TAMBÉM O RESULTADO FINAL DA 10ª CRE – PORTO CALVO – 20.09.2013

PROJETOS:

ÁGUA: Reaproveitamento da Água Potável. Escola Estadual Ciridião Durval /Porto de Pedras –AL.

Delegado: Vinícius Rúdney Anselmo da Silva.

FOGO: Fogo na Escola Sustentável: A Queimada e o Ciclo da Cana-de-Açúcar. Centro de Ensino Fundamental Ministro Renan Calheiros/Campestre-AL.

Delegada: Emanuelle Caroline da S. Soares.


TERRA: Agricultura Sustentável na Escola. Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição/Porto Calvo – Massíape-Al.

Delegado: Bruno José da Silva:


TERRA: Escola Municipal Profª. Maria do Carmo de Moraes/São Luís de Quitunde –AL.

Delegado: Fabrício Francisco da Silva

DELEGADOS

1. José Lucas C.N. da Silva – Escola de Ensino Fundamental Deputada Ceci Cunha/Porto Calvo –AL.

2. Micael da Silva – Escola Municipal Pedro Suruagy/Jundiá –AL.

3. Anderson Félix Silva- Escola Municipal Arnon de Melo/Matriz de Camaragibe – AL.


DELEGADAS

1. Alessandra E. de Souza – Escola Municipal Mário Acioly Vanderley /Jacuípe – AL.

2. Aklla Ribly Falcão da Silva – Escola Municipal Fernando Calabar/Porto Calvo –AL.

3. Isabella Gustavo de Oliveira – Escola Municipal Prof. Afrânio Salgado Lages /São Miguel dos Milagres –AL.

4. Sara Beatriz de Lima Santos – Escola Municipal de Educação Básica Dr. José Jorge de Farias Sales /Maragogi –AL

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Feira de Ciências para crianças

A curiosidade faz parte da infância, bem como o gosto pela invenção e exploração ativa. Crianças são cientistas em potencial. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental podem desfrutar da Feira de Ciências e criar projetos interessantes de química, física, biologia, ciências, matemática, motivados por seus professores. E melhor, eles podem aprender ciências brincando e se divertindo.
Educando para criatividade o professor pode estimular os estudantes para a investigação e descoberta. Para tanto, não há necessidade de um laboratório na escola, o próprio espaço escolar é um ambiente propicio para um programa de iniciação científica. O fundamental estimular a observação e a problematização de questões do quotidiano, tais como: Quais são os animais que encontramos no pátio da escola? O que flutua ou afunda? Por que as plantas são verdes? Existem plantas carnívoras?

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Porque é Primavera


Porque hoje é Primavera vou ficar com este trecho da
 Música Primavera (Tim Maia)

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)


Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)