domingo, 18 de agosto de 2013

Resiliência

A palavra tem sua origem no latim do verbo Relisire, ou seja, “saltar para trás”, “voltar ao estado natural”. Em Latim, ela é RESILIENS, paticípio passado de RESILIRE, “ricochetear, pular de volta”, de RE-, “para trás”, mais SALIRE, “pular”. Capacidade de recuperar seu equilíbrio emocional  após sofrer grandes pressões ou estresse.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IX SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BIÓLOGO E MERCADO DE TRABALHO

Cecite SeealParticipe do IX Seminário do Cecite
TEMA:A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BIÓLOGO E MERCADO DE TRABALHO
Palestrante: Me. Magliones Carneiro de Lima
Dia: 02 de setembro de 2013 (Segunda-feira) - 9 horas 
Uma homenagem do CECITE aos Biólogos pelo seu dia (03 de Setembro)
Local: Cecite / CEPA - Avenida Fernandes Lima, Farol - Maceió/AL
Inscreva-se no site http://seminariociencias.blogspot.com.br/p/blog-page_9.html?spref=fb
Vamos Comemorar Juntos!

ESCOLA D. PEDRO II - CEPA IMPLANTA PROJETO HORTA NA ESCOLA

Mais uma Unidade de Ensino do CEPA implanta o Projeto Horta na Escola. O projeto idealizado pela Professora Célia Aroucha, do Cecite, será implantado nas 11 escolas que formam o CEPA. Hoje foi a vez da Escola D. Pedro II, mas o projeto  já está implementado no Núcleo de Expressões Artísticas (Servindo para Escola Rosália Ambrózzio) e nas Escolas Correia Titara, Laura Dantas e Camerino. A próxima escola a receber o Projeto é a Teotônio Vilela: Vamos Cuidar do CEPA com Escolas Sustentáveis.


Professora Célia Aroucha realiza Seminário antes da implantação da horta na escola



Professor Júnior (Educação Especial) será o elo da escola no projeto



Veja como está o Projeto nas demais escolas:
Alunos da Escola Silveira Camerino já colhem os primeiros frutos do projeto



Na Escola Laura Dantas a safra de quiabo já está encerrando e os tomates
 estão sendo usados na merenda escolar




Os alunos e professores da Escola Correia Titara fizeram até uma Pizza Marguerita utilizando frutos e temperos da própria horta.






No NEXA muita alegria na hora da colheita


E os alunos do TEOTÔNIO VILELA já estão se preparando para implantarem o projeto



Agradecemos, de coração, as escolas, a professora Célia Aroucha e os professores-elos, por terem aceito e REALIZADO este grande desafio!

Quer saber mais sobre o projeto Horta na Escola, visite 
o blog da Professora Célia 
http://hortasnaescola.blogspot.com.br/

Reunião de planejamento COM-VIDA da Escola Luiz Pedro I

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) da Escola de Ensino Fundamental Luis Pedro da Silva I - SEMED - MACEIÓ, realizou, esta tarde, mais uma reunião de planejamento para execução do Plano de Ação da Escola. Com o tema TERRA já escolhido e projeto devidamente cadastrado no MEC, agora é colocar o plano em ação. Cada vez mais a escola está se tornando um espaço democrático e participativo voltado para a sustentabilidade.



CONFERÊNCIA NA ESCOLA LAURA DANTAS - CEPA

A Escola Laura Dantas realizou hoje, no auditório da 15ª CRE, a CONFERÊNCIA NA ESCOLA, etapa obrigatória para participação na IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). A Conferência na Escola é um processo democrático de diálogo e participação no qual os alunos, professores, coordenadores e diretores se reúnem para discutir a construção de um futuro sustentável para escola.


O Tema da IV CNIJMA: VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, é subdividido em quatro subtemas: TERRA, ÁGUA, AR e FOGO. Os alunos, do 6º ao 9º ano, apresentam o plano de ação dentro dos quatro subtemas e é feito a escolha do PROJETO da escola, do DELEGADO(que deve ter de 11 à 14 anos no dia da Conferência Nacional) e SUPLENTE, que irão representar a escola nas Conferências regionais, estadual e Nacional.
COM-VIDA


O projeto eleito durante a Conferência foi dentro do subtema FOGO e o aluno João Vitor foi eleito como delegado e a aluna Eduarda, suplente. Parabenizamos a Escola Laura Dantas pelo empenho e envolvimento dos seus alunos como protagonistas da construção de um futuro sustentável para a escola.
Projeto Água

Projeto Terra
Projeto Ar
Projeto Fogo

Votação do Projeto e do delegado e suplente
Delegado e suplente da escola

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prorrogado o prazo para envio do plano de ação do PDDE Escolas Sustentáveis

O MEC prorrogou o prazo do PDDE Escolas Sustentáveis. As escolas contempladas pelo programa tem agora até o dia 25/08/2013 para preencherem o plano de ação através do site http://pdeinterativo.mec.gov.br