sexta-feira, 9 de agosto de 2013

POEMA

Ouvi, hoje, este poema de Victor Hugo
 e achei significativo, compartilho com vocês:


Poema

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",

Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar ".

Victor Hugo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

7º Congresso Internacional de EDUCAÇÃO de Maceió

Qualidade na Educação é o grande desafio da escola atual. Precisamos de gestores comprometidos, professores motivados, que desenvolvam competências e escolas que preparem seus alunos para viverem em sociedade, com cidadania e responsabilidade. E como não nascemos pronto, sempre precisamos buscar aperfeiçoamento e qualificação profissional.
Philippe Perrenoud



Vasco Moretto


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CONFERÊNCIA NA ESCOLA JOSÉ DA SILVEIRA CAMERINO

A terceira escola do CEPA a realizar a Conferência na Escola (etapa obrigatória para a participação na IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente -IV CNIJMA) foi a Escola José da Silveira Camerino. A Conferência foi realizada hoje, no auditório da 15ª CRE e o Projeto de ação escolhido para ser desenvolvido na escola foi dentro do subtema TERRA, também foram eleitos delegado e suplente. Todos os alunos atuantes na  COM-VIDA e participantes deste momento estão de parabéns!
Com-VIDA da Escola Silveira Camerino











CAPACITAÇÃO VALE SONHAR

Hoje a Capacitação do Projeto Vale Sonhar aconteceu, durante todo o dia, na Escola SESI Ebep. Elos das Coordenadorias Regionais de Educação e professores do SESI puderam interagir e aprofundar um pouco mais seus conhecimentos.







Quem quer saber como lidar com o desenvolvimento dos alunos e a descoberta da sexualidade pode acessar o blog Direto ao Ponto, escrito pela Maria Helena Vilela, para revista Nova Escola.

FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE ALAGOAS - FECEAL


Se você é um professor questionador, que busca respostas para questões do cotidiano, que desenvolve experimentos com seus alunos inspirados em problemas reais, participe da Feira de Ciências do Estado de Alagoas.




Quando? 29 de novembro de 2013, das 9 às 17 
Onde? No CEPA ( Quadra de Esportes da Escola Estadual José Correia da Silva Titara - Avenida Fernandes Lima, Farol, Maceió/AL)
Como? Inscrevendo seu projeto. Leia o REGULAMENTO no blog da FECEAL? http://feceal.blogspot.com.br/
Quer mais informações escreva para os e-mails do LCN: lab_ciencias_al@yahoo.com.br ou cienciasnaturaisal@gmail.com ou do CECITE: cecite.see.al@gmail.com

7° Congresso Internacional de Educação de Maceió

Saiba mais clicando neste link

terça-feira, 6 de agosto de 2013

III Prêmio Fotografia - Ciência & Arte 2013


Público - alvo: Estudantes de Graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros
Premiação: R$ 30.000 / Participação na reunião anual da SBPC em 2014
Inscrições até 30 de Agosto de 2013

Maiores informações clique aqui