O MEC divulgou, hoje, uma nova relação das escolas que já realizaram a Conferência na Escola e a registraram no site até 23/07/2013, juntamente com o plano de ação e duas fotos. Até o momento há oito escolas de Alagoas cadastradas na IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). Confira a relação clicando neste link.
terça-feira, 23 de julho de 2013
ECOTÉCNICAS
passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que
eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso:
para que eu não deixe de caminhar”.
Eduardo Galeano
Ao instalar calhas nos telhados da escola e construir cisternas para a captação de águas das chuvas(pluviais), ou ao construir uma horta escolar, um minhocário ou uma composteira para transformar restos de alimento em adubo, estamos trabalhando com ECOTÉCNICAS
A água da coletada da chuva poderá abastecer as caixas de descarga dos banheiros ou irrigar hortas e jardins que receberão adubos da composteira. Porém precisamos ter cuidados na sua manutenção, evitando proliferação de insetos, especialmente do mosquito da dengue bem como analisar periodicamente da sua qualidade.
Outros exemplos de Ecotécnicas são: coleta de lixo reciclável, instalação de coberturas ou telhados verdes, ventilação bem elaborada, utilização da energia solar, hortas construídas em formato de mandala ou espiral, utilização de tintas a base de terra.
Nos links abaixo você poderá aprender como fazer tintas de terra
Nos links abaixo você poderá aprender como fazer tintas de terra
Referência
Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis : educando-nos para pensar e agir em tempos
de mudanças socioambientais globais / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente ; elaboração de texto: Tereza Moreira. -- Brasília : A Secretaria, 2012.
Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis : educando-nos para pensar e agir em tempos
de mudanças socioambientais globais / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente ; elaboração de texto: Tereza Moreira. -- Brasília : A Secretaria, 2012.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Palestra - Da energia escura à busca de exoplanetas
Recebi este convite hoje e estou compartilhando com vocês:
Palestra: Da energia escura à busca de exoplanetas, com o PhD Ricardo Ogando(Observatório Nacional - ON/ Ministério da Ciência e Tecnologia da Informação - MCTI).
Data: 24/ 07/ 2013
Horário: 20h
Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE)/ CEPA
Av. Fernandes Lima, s/n. Farol.
Contatos: 3315.3837 / oagll@yahoo.com.br
Palestra: Da energia escura à busca de exoplanetas, com o PhD Ricardo Ogando(Observatório Nacional - ON/ Ministério da Ciência e Tecnologia da Informação - MCTI).
Data: 24/ 07/ 2013
Horário: 20h
Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE)/ CEPA
Av. Fernandes Lima, s/n. Farol.
Contatos: 3315.3837 / oagll@yahoo.com.br
domingo, 21 de julho de 2013
Sobre a diferença entre Fazer e Agir
No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre FAZER e AGIR, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas durante a nossa existência fazemos muitas ações involuntárias e inconscientes, como por exemplo: o piscar, o respirar; outras fazemos involuntariamente, mas conscientes como o ato de engolir o alimento ou ainda fazemos por puro reflexo, como quando freamos o carro ao nos depararmos numa situação prévia de acidente. Também podemos fazer ou fabricar várias coisas... podemos fazer o almoço, ou fabricar um brinquedo. Nem tudo o que fazemos é ação. Chamamos aqui ação o ato voluntário, consciente, responsável, racional, resultado de uma escolha/decisão do agente. Ação significa agir contra o comodismo. Quando o fazer por parte do sujeito, tem traços de atividade, podemos dizer que este sujeito conseguiu agir. Ajamos pois.sábado, 20 de julho de 2013
FELIZ DIA DO AMIGO!
Um beijo especial aos amigos no dia de hoje.
A BORBOLETA E A MENINA
Autor desconhecido
Havia uma garotinha que gostava de passear pelos jardins,
quando um dia vê uma borboleta espetada em um espinho.
Muito cuidadosamente ela a solta e a
borboleta começa a voar para longe.
Então ela volta lhe diz: - Por sua bondade, vou
conceder-lhe seu maior desejo.
A garotinha pensou por um momento e
replicou: - Quero ser feliz.
A borboleta inclinou-se até ela e sussurrou
algo em seu ouvido e desapareceu subitamente.
A garota crescia e ninguém na terra era mais feliz do que ela. Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo de sua felicidade, ela somente sorria e respondia:
- Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz.
Quando ela ficou bem velha, os vizinhos temeram que o seu segredo fabuloso pudesse morrer com ela. - Diga-nos,
por favor - eles imploravam - diga-nos o que a fada disse.
Agora a amável velhinha simplesmente
sorriu e disse: - Ela me disse que todas as
pessoas, por mais seguras que pudessem
parecer, precisavam de mim!'
Na verdade... Nós todos precisamos uns dos outros, eu por exemplo preciso de você... do seu carinho e da sua amizade mas não se esqueça:
Amizade é sempre querer a pessoa que
ama ao seu lado.
Amizade não é ocasional interessada ou pretensiosa.
Amizade é para ser constante e para sempre.
Quando você ajuda a alguém, por mais pequeno que seja, você está liberando felicidade para sua vida.
Felicidade implica em ajudar o próximo, se doar.


sexta-feira, 19 de julho de 2013
KITS E OFICINAS DO PROJETO VALE SONHAR

Hoje, todas as Escolas de Ensino Médio da 15ª CRE - CEPA - AL, receberam um KIT do Projeto Vale Sonhar. O Projeto é um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. A partir deste mês as Oficinas estarão sendo iniciadas em todas as Unidades de Ensino. Na Escola Princesa Isabel elas já começaram.
Confira nas fotos:
Fotos Retiradas do blog da Escola
http://escolaestadualprincesaisabel-cepa.blogspot.com.br/2013/06/2-oficina-do-projeto-vale-sonhar.html
http://escolaestadualprincesaisabel-cepa.blogspot.com.br/2013/06/2-oficina-do-projeto-vale-sonhar.html
Assinar:
Postagens (Atom)












