terça-feira, 23 de julho de 2013

MEC divulga nova relação das escolas cadastradas para IV CNIJMA

O MEC divulgou, hoje, uma nova relação das escolas que já realizaram a Conferência na Escola e a registraram no site até 23/07/2013, juntamente com o plano de ação e duas fotos. Até o momento há oito escolas de Alagoas cadastradas na IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). Confira a relação clicando neste link.

ECOTÉCNICAS


“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois 
passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que 
eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: 
para que eu não deixe de caminhar”. 
Eduardo Galeano


Ao instalar calhas nos telhados da escola e construir cisternas para a captação de águas das chuvas(pluviais), ou ao construir uma horta escolar, um minhocário ou uma composteira para transformar restos de alimento em adubo, estamos trabalhando com ECOTÉCNICAS 

A água da coletada da chuva poderá abastecer as caixas de descarga dos banheiros ou  irrigar hortas e jardins que receberão adubos da composteira. Porém precisamos ter cuidados na sua manutenção, evitando proliferação de insetos, especialmente do mosquito da dengue bem como analisar periodicamente da sua qualidade. 

Ecotécnicas pode ser definido como Conjunto de intervenções tecnológicas no ambiente que se baseia na compreensão dos processos naturais e tem como foco a resolução de problemas com o menor custo energético possível e com uso eficiente de bens naturais.

Outros exemplos de Ecotécnicas são: coleta de lixo reciclável, instalação de coberturas ou telhados verdes, ventilação bem elaborada, utilização da energia solar, hortas construídas em formato de mandala ou espiral, utilização de tintas a base de terra.

Nos links abaixo você poderá aprender como fazer tintas de terra


Referência

Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis : educando-nos para pensar e agir em tempos
de mudanças socioambientais globais / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente ; elaboração de texto: Tereza Moreira. -- Brasília : A Secretaria, 2012.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Palestra - Da energia escura à busca de exoplanetas

Recebi este convite hoje e estou compartilhando com vocês:

Palestra: Da energia escura à busca de exoplanetas, com o PhD Ricardo Ogando(Observatório Nacional - ON/ Ministério da Ciência e Tecnologia da Informação - MCTI).

Data: 24/ 07/ 2013

Horário: 20h

Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE)/ CEPA
Av. Fernandes Lima, s/n. Farol.

Contatos: 3315.3837 / oagll@yahoo.com.br

domingo, 21 de julho de 2013

CONVITE: Conferência Regional do Meio Ambiente


Sobre a diferença entre Fazer e Agir

No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre FAZER e AGIR, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas durante a nossa existência fazemos muitas ações involuntárias e inconscientes, como por exemplo: o piscar, o respirar; outras fazemos involuntariamente, mas conscientes como o ato de engolir o alimento ou ainda  fazemos por puro reflexo, como quando freamos o carro ao nos depararmos numa situação prévia de acidente. Também podemos fazer ou fabricar várias coisas... podemos fazer o almoço, ou fabricar um brinquedo. Nem tudo o que fazemos é ação. Chamamos aqui ação o ato voluntário, consciente, responsável, racional, resultado de uma escolha/decisão do agente. Ação significa agir contra o comodismo. Quando o fazer por parte do sujeito, tem traços de atividade, podemos dizer que este sujeito conseguiu agir. Ajamos pois.

sábado, 20 de julho de 2013

FELIZ DIA DO AMIGO!


Um beijo especial aos amigos no dia de hoje.

A  BORBOLETA E A MENINA
Autor desconhecido

Havia uma garotinha que gostava de passear pelos jardins,
quando um dia vê uma borboleta espetada em um espinho.
Muito cuidadosamente ela a solta e a
borboleta começa a voar para longe. 

Então ela volta lhe diz: - Por sua bondade, vou
conceder-lhe seu maior desejo.
A garotinha pensou por um momento e
replicou: - Quero ser feliz. 

A borboleta inclinou-se até ela e sussurrou
algo em seu ouvido e desapareceu subitamente. 

A garota crescia e ninguém na terra era mais feliz do que ela. Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo de sua felicidade, ela somente sorria e respondia: 

- Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz. 

Quando ela ficou bem velha, os vizinhos temeram que o seu segredo fabuloso pudesse morrer com ela. - Diga-nos,
por favor - eles imploravam - diga-nos o que a fada disse.

Agora a amável velhinha simplesmente
sorriu e disse: - Ela me disse que todas as
pessoas, por mais seguras que pudessem
parecer, precisavam de mim!' 

Na verdade... Nós todos precisamos uns dos outros, eu por exemplo preciso de você... do seu carinho e da sua amizade mas não se esqueça:
Amizade é sempre querer a pessoa que
ama ao seu lado. 

Amizade não é ocasional interessada ou pretensiosa.
Amizade é para ser constante e para sempre.
Quando você ajuda a alguém, por mais pequeno que seja, você está liberando felicidade para sua vida. 

Felicidade implica em ajudar o próximo, se doar.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

KITS E OFICINAS DO PROJETO VALE SONHAR


Hoje, todas as Escolas de Ensino Médio da 15ª CRE - CEPA - AL, receberam um KIT do Projeto Vale Sonhar. O Projeto é um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. A partir deste mês as Oficinas estarão sendo iniciadas em todas as Unidades de Ensino. Na Escola Princesa Isabel elas já começaram.
Confira nas fotos: