quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reunião da COE-AL com o enraizador do MEC/MMA para a IVCNIJMA

Hoje, pela manhã, a COE-AL esteve reunida com o consultor do MEC/MMA Cristiano Cunha. O encontro aconteceu no auditório da 15ª CRE, no CEPA e contou com a participação de 36 integrantes da COE-AL. 


Na abertura, houve a apresentação do coral de alunos da Escola Moreira e Silva e logo a seguir, a palavra foi dada ao consultor Cristiano Cunha que destacou a importância das ações afirmativas ligadas a Conferência, como envolvimento das escolas de comunidades quilombolas, indígenas e rurais. Também foi entregue uma lista com o nome das escolas contempladas com o PDDE Escolas Sustentáveis e feita a sugestão que nas Conferências Regionais e Estadual manifestações culturais diversas de Alagoas fossem apresentadas por grupos artísticos.
Integrantes da COE-AL tiveram a oportunidade de compartilhar aflições e problemas vivenciados nas CRES para execução da etapa de Conferência nas Escolas. Dentre as dificuldades relatadas está o atraso na entrega do material impresso da IV CNIJMA para as escolas e a necessidade de se intensificar a divulgação desta na mídia. Foi mencionado que algumas escolas em Alagoas já realizaram a etapa de Conferência na Escola, mas que muitas têm enfrentado dificuldades para executá-la. Com consciência de que vamos avançar neste sentido a reunião foi encerrada com um lanche coletivo.










terça-feira, 18 de junho de 2013

Vem aí a FECEAL: Feira de Ciências do Estado de Alagoas

Em Novembro...Professores de Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física) e Matemática aguardem regulamento. Mas já podem começar a pensar nos PROJETOS.

Seminário do Cecite debate estudo das ciências e atrai mais de 60 interessados — Educacao


No Dia do Químico, professor da Ufal ministra palestra sobre 'Ciências e Consciência” para professores da rede estadual de ensino, no Cepa
Seminário do Cecite debate estudo das ciências e atrai mais de 60 interessados
Professores assistem às palestras
Texto: Ricardo Rodrigues
Fotos: José Demétrio
“Assim como casas são feitas de pedras, a ciência é feita de fatos. Mas uma pilha de pedras não é uma casa e uma coleção de fatos não é, necessariamente, ciência”. A frase do matemático francês Jules Henri Poincaré, grafada na capa do convite do Seminário de Ciências do Cecite, expressa com maestria a importância do estudo das ciências para o desenvolvimento da humanidade. Com esse sentimento na mente, dezenas de professores e alunos participam do evento, no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), que fica no complexo educacional do Cepa, no Farol. 
Leia matéria completa clicando no link abaixo
Seminário do Cecite debate estudo das ciências e atrai mais de 60 interessados — Educacao

18 de Junho: Dia do Químico


Aulas de Química podem ser entediantes ou interessantes, depende da forma como o conteúdo é apresentado e da aplicabilidade daquele conteúdo na vida cotidiana. Mas, hoje é o Dia do Químico e como de "químico e louco todo mundo tem um pouco" vou colocar um pouco de humor neste post.

Por que não se pode falar alto nos laboratórios?
Para não perturbar a concentração dos reagentes.

Qual o lanche favorito do átomo?
Pé-de-moléculas.

 O que o carbono diz quando vai preso?
Tenho direito a quatro ligações!

Onde o elétron joga futebol?
No campo eletromagnético.

Qual a fórmula da banana prata?
 Ba(Na)²Ag.

 E da banana d'água?
Ba(Na)²H2O

O que seis carbonos estão fazendo de mãos dadas com seis hidrogênios na igreja?
Benzeno!

Qual o contrário de volátil?
Vem cá sobrinho!

Qual o barulho que o átomo faz ao arrotar?
Böööööhrrrr!


Descubra quem é químico encontrando o "X" da questão




Parabéns à todos os químicos do Brasil! Em especial aos químicos Ary, Luciano Raposo e Sandovânio.

domingo, 16 de junho de 2013

16 de Junho - Dia Internacional da Tartaruga Marinha

Hoje é o Dia Internacional da Tartaruga Marinha. Segundo o projeto Tamar, esta data foi escolhida em homenagem ao Dr. Archie Carr que na década de 50 começou o trabalho de conservação das tartarugas marinhas na Costa Rica.

Aqui, em Maceió, eu conheço pessoas que lutam por esta causa, como as que fazem parte do Instituto Biota de Conservação e admiro muito o empenho de todos, principalmente do Bruno Stefanis.

No domingo, dia 02 de Junho, participei de um momento emocionante, quando duas tartarugas de pente seguiram sua jornada para o mar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Utilizando o modelo anatômico do TORSO HUMANO do laboratório interdisciplinar nas aulas de Ciências

Hoje, vou falar um pouco sobre a utilização do torso humano.

Os Laboratórios Interdisciplinares Moblilab vêm com um modelo anatômico de  Torso Humano de 50 centímetros, confeccionado com resina plástica semi-emborrachada, com 11 partes desmontáveis e pintadas com cores próximas à realidade, mostrando com precisão o sistema respiratório, circulatório e digestório. As peças são destacáveis do torso, concebidas para um estudo anatômico manipulativo, para que os alunos tenham uma melhor observação e  possam, posteriormente, colocá-las em suas posições corretamente.
Composto por : cabeça em três partes, pulmão em duas partes, coração em duas partes, fígado, estômago, intestinos e corpo. Pode-se observar ainda: Globo ocular, Artérias,Veias, Esôfago, Glândula tireóide, Traquéia, Pâncreas, Metade dos rins, Ureter, Bexiga e Ceco. 

Dia Mundial do Doador de Sangue