terça-feira, 28 de maio de 2013

28 de Maio - Dia do EDUCADOR



Educar é construir pontes...
É pegar o amanhã pela mão e falar:
- Ei, eu estou contigo!
É ensinar e aprender.
É mostrar que a borboleta era uma lagartinha antes de voar, e que a PAZ é muito mais do que um assunto da moda.
Educar é fazer mais que construir a ponte, é ser toda ela, em solidez e sinceridade.



TODO EDUCADOR é um milho de pipoca que passou pelo fogo.
Para refletir:
Pipocas e Piruás
Rubem Alves
"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre."
Assim acontece com a gente.As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. 
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
 Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui, com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela a Pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
 Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de Pipoca que se recusa a estourar.São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

II OFICIÊNCIAS: Amanhã às 14h.

Acontecerá amanhã a II OFICIÊNCIAS: Oficina de formação para professores. Este ano com tema Experimentos de Química com o Prof. Aristóphio A.Alves Filho(LCN-CECITE) e a Profª. Glaucia Esteves(15ª CRE). O encontro acontecerá no Laboratório da Escola Moreira e Silva, das 14h às 17h30.
Confira o folder com a Programação


Veja algumas fotos da I OFICIÊNCIAS







segunda-feira, 27 de maio de 2013

27 de Maio Dia Nacional da Mata Atlântica


CONVITE: ABERTURA DAS AÇÕES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


REUNIÃO DA COE - ALAGOAS - IV CNIJMA


 Aconteceu hoje, na sala da Unidade Regional de Apoio Pedagógico da 15ª CRE, a reunião mensal da COE - Alagoas.


PAUTA DA REUNIÃO


1. Abertura da reunião com uma mensagem de boas vindas

2. Leitura da ata da reunião anterior

3. WEB Conferências

4. Conferências nas escolas

5. Calendário das Conferências Regionais e Estadual

6. Programação das Conferências Regionais e Estadual

7. Semana do Meio Ambiente

8. Encontro em Brasília

9. Informes

10. Encerramento.



Nosso próximo encontro ficou agendado para 19 de Junho, quando o consultor do MMA para a IV CNIJMA, Cristiano Cunha, estará presente dialogando sobre a situação da Conferência no Estado.



Estamos no momento de incentivar e acompanhar a realização das Conferências nas escolas. Lembrando que o prazo máximo para realização destas conferências é 31 de agosto.


domingo, 26 de maio de 2013

DOMINGO NO PARQUE MUNICIPAL: Alunos da Escola E.F. Luiz Pedro da Silva I


Alunos do 6º ao 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Luiz Pedro da Silva I participaram hoje do DOMINGO NO PARQUE, junto com mais cinco escolas municipais.
Com o Tema "Unidade de Conservação", o evento realizado pelo IMA e pela Sempma teve como objetivo conscientizar os alunos e a população em geral, que mora no entorno do parque, a preservá-lo. O Parque Municipal localizado em Bebedouro está inserido numa reserva de Mata Atlântica.
Os alunos da Escola Luiz Pedro, que já estão envolvidos na IVCNIJMA, com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes para além dos muros da escola.
Parte da turma que chegou bem cedo com muita empolgação

O ônibus demorou mas enfim chegou.
Os alunos foram recebidos por uma galera muito animada que distribuiu bandanas e copos dobráveis.
Atividades de alongamento e aquecimento para a caminhada.

Grupo 5
Caminhada

Trilha ecológica da Aventura
Aventura e Muitas Emoções

 Pausa para massagem e relaxamento
Os menores são levados até o final do Parque de Charrete

No Lago das Ninféias o que chama a atenção são os Jacarés





E mais uma caminhada até o local onde as atividades foram concentradas

 Oficinas e atividades recreativas

Muita diversão 

Contorcionismo
Fontes
 Pintura no rosto

 Shows

 Professores cansados
Alunas com o guia do Parque
Fim de festa, retorno animado e banhado pela chuva.