quinta-feira, 11 de abril de 2013

Organização e levantamento dos equipamentos do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR da Escola Moreira e Silva


Reativar um laboratório não é fácil. Na manhã de hoje, estivemos  executando a segunda etapa de revitalização do Laboratório de Ciências da Escola Moreira e Silva - CEPA.  Para tanto, contamos com a colaboração dos professores de Química: ALEX e SANDOVÂNIOVidrarias, Reagentes, Mobiliário, Equipamentos e Modelos Anatômicos estão sendo identificados e catalogados. Ainda temos muito à fazer, mas já podemos contar com mais este espaço educATIVO na escola.




Professora e alunos do CEPA participarão da Feira de Ciências "O TEMPO NA VIDA" em São Paulo


Parabenizamos aos alunos e  a professora Cleonice Aparecida Silveira Carvalho, docente da Escola Moreira e Silva - CEPA, Maceió-AL, pela aprovação para participação na Feira de Ciências  "O TEMPO NA VIDA" ', que irá ocorrer na Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo - USP - nos dias 18 e 19 de abril de 2013 com os respectivos trabalhos:
  1. Ana Carolina de Mello Silva - Na convivência familiar: como a diferente rotina da vida marca os ritmos de cada pessoa.
  2. Daniela Augusto dos Santos - Expressão do ritmo biológico em trabalhadores noturnos.
  3. Franklin Luiz  Soares dos Santos - O tempo na vida humana: Observações das atividades que contribuem para uma longevidade saudável.
  4. Lucas dos Santos Morais - Pombos e cágados nas cidades seguem as pistas do tempo e do ambiente ou o ritmo dos humanos para manter um ritmo biológico?
  5. Lucas Vinícius de Moraes Cordeiro - Quais os fatores que interferem no ritmo biológico de descanso dos peixes Betta splendes?

Para saber mais sobre o Projeto da Feira de Ciências clique neste link O TEMPO NA VIDA
Profª. Cleonice e seus alunos com a Coordenadora Geral da 15ª CRE Márcia Dantas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tempo, Tempo, Tempo, Tempo.


Como hoje estou meio nostálgica, vou transformar esta sensação em criatividade para o post, usando o tempo como pano de fundo. Em 2010  fiz um curso de cronobiologia.

Você já ouviu falar em cronobiologia?

Cronobiologia é o ramo da Ciência dedicado ao estudo da Biologia em função do Tempo. Mais especificamente: os ritmos e os fenômenos fisicos e bioquímicos, cíclicos e periódicos que ocorrem nos seres vivos. Ela estuda os ritmos biológicos dos seres vivos. Falando em seres humanos, os ritmos biológicos variam de pessoa para pessoa.  Há pessoas  que gostam de dormir e acordar cedo, por exemplo; outras preferem horários mais tardios. Estes ritmos são estudados pela cronobiologia.
Os ritmos biológicos (circadianos, infradianos e ultradianos) se manifestam em todas as variáveis de um organismo (moleculares, bioquímicas, fisiológicas e comportamentais) e em todas as espécies vivas, desde unicelulares até o homem.



 Circadianos (circa, próximo; dies, dia): Ritmos que se expressam em um período de aproximadamente 24 horas. Ex.Ciclo atividade-repouso (sono-vigília).
Infradianos: Períodos maiores que 28 horas. Ex. Ciclo menstrual
Ultradianos: Duram menos que 20 horas. Ex. Ciclo da fome e sede.


Podemos afirmar que os ritmos biológicos, tais como os observamos na natureza, são o resultado da interação entre relógios biológicos endógenos e a fatores ambientais externos aos quais os organismos estão submetidos. 

Referência

LOUZADA, F.M.; MENNA-BARRETO, L. O sono na sala de aula: Tempo escolar e tempo
biológico. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007. 144p.

http://www.ufpa.br/lobio/Resumoscongressos/Fundamentosevolutivosdaritmicidadebiologica.pdf

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0683-3.pdf





domingo, 7 de abril de 2013

AMAR FAZ BEM A SAÚDE!

O amor é a essência da vida. Amar faz bem a Saúde! O poeta Wladmir Apparicio Vieira escreveu: "Da vida, quero apenas conjugar o verbo Amar em todos os Tempos, Modos e Pessoas". Quando se ama, as dores do mundo ficam menos incômodas. As pessoas ficam mais bonitas, realizam melhor suas tarefas. Pergunte a uma pessoa que ama se ela tem problema. Ela dirá que sim, mas ela verá uma solução muito melhor, pelo simples fato de que Amar faz bem!

Dia Mundial da Saúde