segunda-feira, 25 de março de 2013

Professores da rede estadual participam de oficina para orientar alunos em projetos de pesquisa — Educacao

Texto: Tayana Moura
Foto: Valdir Rocha
Professores de Ciências da Natureza e de Matemática da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta segunda-feira (26), da oficina “Como elaborar um projeto de pesquisa”. Leia matéria completa clicando no link


Professores da rede estadual participam de oficina para orientar alunos em projetos de pesquisa — Educacao

sábado, 23 de março de 2013

Eu participei da HORA DO PLANETA 2013


Eu participei!
Há quatro anos participo deste movimento promovido pela ONG WWF, a Hora do Planeta está em sua quinta edição no Brasil, só não participei do primeiro ano por desconhecimento da ação. A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento anti-aquecimento global, para mobilizar a sociedade em torno das mudanças climáticas, em defesa do Meio Ambiente. Aqui em casa todos participam e as luzes foram apagadas as 20h30. Minha família aderiu de coração à esta  causa.


Até minha sogra participou. Ela às 20h29

D. Josefa às 20h33, Feliz da vida!


Emídio também participou!
 
Comemos Pizza a luz de vela

Até o Vinícius (amigo da família) participou!
 
O meu desejo é que no próximo ano haja uma mobilização em Maceió - Alagoas - Brasil e que várias famílias participem.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Gincana Ecológica - DIA DA ÁGUA

Hoje, Dia Mundial Água, os alunos da EEF Luiz Pedro da Silva I participaram da I etapa da Gincana Ecológica Interclasses - ESCOLA COM VIDA. 

Nesta primeira etapa foram realizadas 5 tarefas por equipe. A saber:

  1. Apresentação da turma com um grito de guerra e com uma cor que identificasse a equipe.
  2. Criação de um Mural Informativo na sala de aula.
  3. Escolha de um mascote feito de material reciclado por equipe
  4. Apresentação de uma paródia com a palavra ¨VIDA¨ e que falesse sobre preservação ambiental.
  5. Desfile de moda feito com material reciclado.


A Diretora Lurdinha deu as BOAS VINDAS aos alunos.

A Coordenadora Zeneide fez uma breve explanação sobre a importância do evento para escola. 

Alunos atentos as apresentações
Profª. Glaucia Esteves falou sobre a IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
Tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.
Dia Mundial da água destacado em PALESTRA
Roupas criativas de jornais
Mural Informativo
Desfile de moda reciclada

Mascote das equipes
Roupas de sacolas plásticas
Roupas de jornais


Tatu da equipe Terra feito de material reciclado

A II ETAPA da Gincana Ecológica Interclasses está marcada para acontecer no dia 03 de MAIO - Dia do Solo e, em Junho, faremos um MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA. Parabéns ALUNOS pelo empenho!


quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down

A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.
A SD foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A maioria das pessoas com SD apresenta a denominada trissomia 21 simples, isto significa que um cromossomo extra está presente em todas as células do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais. Este fenômeno é conhecido como disfunção cromossômica. Existem outras formas de SD como, por exemplo: mosaico, quando a trissomia está presente somente em algumas células, e por translocação, quando o cromossomo 21 está unido a outro cromossomo.
O diagnóstico da SD se realiza mediante o estudo cromossômico (cariótipo), através do qual se detecta a presença de um cromossomo 21 a mais. Este tipo de análise foi utilizado pela primeira vez em 1958 por Jerome Lejeune.
Não se conhece com precisão os mecanismos da disfunção que causa a SD, mas está demonstrado cientificamente que acontece igualmente em qualquer raça, sem nenhuma relação com o nível cultural, social, ambiental, econômico, etc. Há uma maior probabilidade da presença de SD em relação à idade materna, e isto é mais freqüente a partir dos 35 anos, quando os riscos de se gestar um bebê com SD aumenta de forma progressiva.Paradoxalmente, o nascimento de crianças com SD é mais freqüente entre mulheres com menos de 35 anos, isto se deve ao fato de que mulheres mais jovens geram mais filhos e também pela influência do diagnóstico pré natal,que é oferecido sistematicamente às mulheres com mais de 35 anos. 
Como a SD é uma alteração cromossômica, é possível realizar um diagnóstico pré natal utilizando diversos exames clínicos como, por exemplo, a amniocentese (pulsãotransabdominal do liquido amniótico entre as semanas 14 e 18 de gestação) ou a biópsia do vilo corial (coleta de um fragmento da placenta). Ambos os exames diagnosticam a SD e outrascromossopatias.
Recentemente a prática médica tem incorporado métodos para a determinação do risco de ter um filho com SD, como por exemplo, o exame bioquímico, que se realiza mediante a avaliação dos níveis de substâncias químicas no sangue materno alteradas no caso da SD. Este exame se realiza entre a semana 14 e 17. A ultrassonografia também pode colaborar para detectar a SD, através dos marcadores ecográficos, principalmente da prega nucal, que pode ser medida a partir da décima semana de gestação. Estas últimas intervenções não são consideradas diagnósticas, para isso é necessário realizar os exames mencionados em primeiro lugar.
Embora as alterações cromossômicas da SD sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. A única característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual. Não existem graus de SD; a variação das características e personalidades entre uma pessoa e outra é a mesma que existe entre as pessoas que não tem SD.
Cerca de 50% das crianças com SD apresentam problemas cardíacos, algumas vezes graves, necessitando de cirurgia nos primeiros anos de vida.
A intervenção médica pode acontecer com a finalidade principal de prevenção dos problemas de saúde que podem aparecer com maior freqüência na SD. Queremos destacar que a SD não é uma doença e sim uma alteração genética, que pode gerar problemas médicos associados.
Devemos olhar a pessoas com SD em sua singularidade, para que possa ter um pleno desenvolvimento enquanto sujeito.



Amanhã é o Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água é comemorado  anualmente em 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação deste recurso natural.

A gestão dos hídicos tem impacto em vários setores: saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.
FONTE http://www.humorpolitico.com.br/mundo/22-de-marco-dia-mundial-da-agua/

Por que dia 22 de março?

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas para poupar este recurso e promover a sua sustentabilidade. No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

2013 é o Ano Internacional  da Cooperação pela Água.
Por que um Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013?
 
A água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes de água no planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação pela água que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões de pessoas. A pressão sobre os recursos hídricos está aumentando com seu uso pela agricultura e pela indústria, com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas. A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas. Uma coisa é certa – a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água.

O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica. É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável.

Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água, em virtude da Resolução A/RES/65/154. Seguiu-se à proposta submetida por um grupo de países, iniciada pelo Tajiquistão. Foi decidido que o Dia Mundial da Água 2013, celebrado em 22 de março, também terá como tema a Cooperação pela Água. O tema é inédito, o que ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água. Sua celebração oficial será oferecida pelo Governo dos Países Baixos em Haia.
Fonte:UNESCO

quarta-feira, 20 de março de 2013

60+ Hora do Planeta - Faltam 3 dias


22 de Março é o Dia Mundial da Água


Algumas dicas para ajudar a preservar e a usar a água racionalmente!



  1. Um banho de 15 minutos gasta cerca de 130 litros de água. Por isso, o banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo e o consumo cai para cerca de 45 litros. A economia é ainda maior se ao se ensaboar você o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. 
  2. Quando for escovar os dentes,feche a torneira. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira aberta, gasta cerca de 12 litros de água.
  3. Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar..O mesmo vale para o barbear.
  4. O lugar da casa onde se gasta mais água é no banheiro e a descarga sanitária gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo desacionamento 50% menor para efetua a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Uma válvula defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos.
  5. Na cozinha, antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. 
  6. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada.
  7. Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.

Preservar a água é preservar a VIDA!