sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher!

Nós, mulheres, estamos de parabéns hoje, dia 08 de março, Dia Internacional da MULHER!
Hoje somente não... todos os dias! Já conquistamos o respeito social no mercado de trabalho, o que nos exigiu muito sacrifício e renúncia. Agora precisamos aceitar que somos mulheres, guerreiras porém sensíveis; profissionais, porém maternais. Não somos infalíveis, nem super mulheres: acumulamos funções e não perfeições. Precisamos reconhecer em nós os vários papéis e não exigirmos de nós mais do que podemos dar... Parabéns aos mulherões, equilibristas diários.



Gosto muito deste texto de Martha Medeiros:


O MULHERÃO


Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar no tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios, nas pernas, bumbum e cor dos olhos. Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira, 1,80m, siliconada, sorriso colgate.

Mulherões, dentro desse conceito, não existem muitas: Vera Fischer, Malu Mader, Letícia Spiller, Adriane Galisteu, Lumas e Brunas.

Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma em cada esquina.

Mulherão é aquela que pega dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar, e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.

Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matrícula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 reais.

Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana.

Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.

Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta, que malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.

Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola, leva os filhos na natação, busca os filhos na natação, leva os filhos para cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz.

Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, é quem de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.

Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava a roupa para fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.

Mulherão é quem cria os filhos sozinha, quem dá expediente de 8 horas e enfrenta menopausa, TPM e menstruação. Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios. Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para azia.

Lumas, Brunas, Carlas, Luanas e Sheilas: mulheres nota 10 no quesito lindas de morrer, mas mulherão é quem mata um leão por dia.

Martha Medeiros

quarta-feira, 6 de março de 2013

OFICINA DE CONFERÊNCIA PARA A IV CNIJMA - MACEIÓ/AL

No dia 12 de março, das 8h às 17h, no CENFOR-CEPA, estará acontecendo a OFICINA DE CONFERÊNCIA com os professores elos da 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CREs(Coordenadorias Regionais de Educação).  As inscrições poderão ser feitas com os representantes da COE (Comissão Organizadora Estadual) das CREs correspondentes.

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CNMA)

Não serão apenas os  jovens adolescentes, de 11 a 14 anos,  que estarão fazendo a  IV Conferência InfantoJuvenil  pelo Meio Ambiente, de 13 à 18 de Novembro, em Brasília.  A versão ADULTA da   IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA),  será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013,  segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A quarta edição tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:

I - Produção e Consumo Sustentáveis;

II - Redução dos impactos ambientais; e

III - Geração de emprego e renda.

O lema "Vamos cuidar do Brasil",  faz  um convite para que a sociedade brasileira se engaje no processo de democracia participativa.

domingo, 3 de março de 2013

12 Receitas Caseiras Ecologicamente Corretas


  1. Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura;
  2.  Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente;
  3.  Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho;
  4. Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela;
  5.  Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre, agua fervente e cascas de limão;
  6. Detergente: 500grs de sabão de coco, suco de dois limões,4 c.s. de amoníaco e 4 litros de água. Modo de preparar: Raspar o sabão de coco e diluir em 2 litros de água quente, junta-se a água restante, coloca-se o suco dos limões e o amoníaco, mexa bem e guarde em garrafas tampadas e com identificação;
  7.  Pasta de dente para limpar a prata: Talheres e jóias de prata estão sempre escurecendo. Podemos clareá-los facilmente com uma pasta de dente. Esfregamos a prata com a pasta até brilhar. Depois lavamos em água quente e enxugamos;
  8. Tira ruído: Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças;
  9. Tira manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência ao biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma;
  10.  Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente; Sacos de plástico transparante cheios d'água pendurados, ajudam.
  11.  Evitar traças: Cânfora em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica;
  12.  Umidade no armário: Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão atrai a umidade.
Fonte: ALMANAQUE PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

sexta-feira, 1 de março de 2013

Morte por asfixia pela presença de cianeto e monóxido de carbono no sangue.

Acabei de ler uma matéria na UOL, onde afirma que dois laudos foram divulgados confirmando a morte dos jovens de Santa Maria, na tragédia da Boate Kiss, por asfixia causada pela presença do monóxido de carbono e cianeto no sangue. Veja a matéria neste link
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/01/dois-laudos-confirmam-mortes-por-asfixia-devido-a-inalacao-de-gases-no-incendio-da-boate-kiss.htm
Logo após a tragédia, no dia 01 de fevereiro, fiz uma postagem explicando o porque o gás cianeto mata, hoje vou criar um título secundário  para esta postagem:

Por que o monóxido de carbono mata?

Pertencente ao grupo de poluentes gasosos, O monóxido de 
carbono (CO) é um gás inodoro, incolor e insípido. Ele faz parte do grupo de poluentes gasosos. Tal poluente é produzido tanto por processos naturais quanto por processos provocados pelo ser humano. Podemos citar  como exemplos de fontes de emissão naturais, as queimadas florestais espontâneas e as erupções vulcânicas. As Indústria Químicas, a produção da energia por termelétricas e principalmente os veículos automotores  são algumas das ações humanas que liberam o CO na atmosfera.

Em nosso sangue existem células chamadas hemácias ou glóbulos vermelhos, que contém em seu interior um pigmento de cor vermelha chamado HEMOGLOBINA(Hb).
Hemácias
 A hemoglobina(Hb) é responsável pelo transporte dos gases respiratórios, ou seja, ela hora transporta oxigênio para as células, hora transporta o gás carbônico, que será eliminado na expiração. Quando em contato com o Monóxido de Carbono(CO), a hemoglobina(Hb) se combina com ele de forma irreversível, dando lugar à formação da carboxihemoglobina (COHb). O transporte de oxigénio pelo sangue, desde os pulmões até aos tecidos fica desta forma comprometido já que a afinidade da hemoglobina com o monóxido de carbono é aproximadamente de 200 vezes maior que a do oxigênio. 

Dependendo da quantidade combinada com a hemoglobina, a pessoa poderá sentir dores de cabeça, desconforto, cansaço, lentidão, perda de raciocínio, palpitações, vertigem, diminuição dos reflexos e em ambiente fechado, como foi o caso do incêndio na boate Kiss, pode levar à morte.A toxidade deste gás varia segundo o tempo de exposição e a concentração inalada. No caso de Santa Maria as mortes ocorreram de forma fulminante.
CO - Poluente Atmosférico