domingo, 3 de fevereiro de 2013

CAMINHOS DA ESCOLA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ep 23



O tema deste Caminhos da Escola é educação ambiental e vamos descobrir como a escola pode ajudar na sensibilização para a preservação do meio ambiente. Na Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva, em São José - Santa Catarina, tudo gira em torno do meio ambiente e sua conservação, desde as disciplinas, a coleta e reciclagem de materiais, chegando à alimentação e mudando os hábitos de todos até em casa.

No Rio de Janeiro, o CIEP Dr. Ulysses Guimarães recebe Marcos Palmeira para falar de suas diversas facetas tanto na arte quanto no seu envolvimento com as causas ambientais.

Na segunda etapa do Desafio, os times da Escola Municipal Albert Einstein terão que se afinar para construir o protótipo de um novo instrumento musical feito com materiais recicláveis.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br

Para Refletir


EDUCOMUNICAÇÃO PELAS ONDAS DO RÁDIO



A Radioescola pode ser um espaço onde a educomunicação se faz presente com toda a sua riqueza. O rádio é o veículo de comunicação mais democrático que existe, mesmo uma pessoa iletrada pode fazer um programa de rádio. Ela promove a democratização da informação e da cultura. Além dos  alunos se mostrarem muito interessados em trocar experiências com os professores no espaço da radioescola, a rádio interna traz para dentro da escola a cultura dos alunos. Os alunos que atuam  na radioescola tornam-se sujeitos  ativos  da comunicação e da construção do conhecimento. A criação de uma rádioescola leva o  educando a participar como emissor-receptor, preparando-os para o exercício da cidadania, desenvolvendo a responsabilidade e a crítica social. 

EDUCOMUNICAÇÃO IMPRESSA


Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre este tema. Para tanto, iniciaremos com Educomunicação impressa: É comunicação  por meio da palavra escrita por exemplo, quando fazemos jornais, revistas, fanzines, folhetos, cartazes. Usar este tipo de mídia (chamada mídia impressa) é bom quando temos 
o objetivo de facilitar a circulação da  nossa comunicação e garantir que as pessoas possam guardar, emprestar, ler e reler em qualquer lugar os nossos escritos.  Educação e comunicação caminham juntas.


TEXTOS E IMAGENS: UMA BOA COMBINAÇÃO

Na comunicação escrita, os textos podem ser publicados de várias formas. Vejamos:




• REPORTAGEM: você vai “a campo”, entrevista pessoas, pesquisa o assunto e relata o fato para os leitores.

• ENTREVISTA: você organiza um roteiro de perguntas, escolhe um entrevistado importante para o assunto e publica as perguntas e respostas.

• ARTIGO: alguém pode querer escrever um texto mais opinativo em que coloque seu pensamento pessoal ou o do grupo

• CRÔNICA: é texto curto e rápido, bem animado, que fala sobre curiosidades do dia-a-dia.

Mas fazer mídia impressa não quer dizer que a gente tenha que usar só palavras. As imagens como fotografias, desenhos, tabelas, gráficos, quadrinhos, charges são maneiras de ilustrar, divertir, explicar e ‘embelezar’ nosso texto.


Há várias formas de se apresentar a comunicação escrita:

JORNAL OU JORNAL-MURAL: o material escrito para ambos é o mesmo e no caso do jornal com cópias ele vai até o leitor e no jornal-mural, o leitor vem até ele. Nos dois, a diagramação (maneira de distribuir o material no papel) deve ser atraente e harmoniosa. Por isso, textos, títulos, fotos e ilustrações precisam ser previstos e diagramados com cuidado e, se a escolha foi pelo jornal-mural, tudo em que ser em tamanho maior, para que possa ser lido a dois metros de distância.



• REVISTA OU FANZINE: a diferença entre um e outro é que a revista tem um conteúdo mais informativo e o fanzine é mais voltado à publicação de poesias, contos, quadrinhos, gravuras, trabalhos artísticos. Para ambos os tipos de publicação escolha muitas imagens! 


• CARTAZES OU FOLHETOS: aqui é preciso fazer um exercício de resumir as informações, escolhendo aquelas que são mais importantes e colocar ilustrações que ajudem na compreensão do que você quer dizer. Não se esqueça de que no cartaz tudo tem que ser maior para as pessoas poderem ler de longe. 


• BOLETINS ELETRÔNICOS , SITES, BLOGS E REDES SOCIAIS:: se o grupo tem acesso fácil a computadores, pode utilizar a Internet para comunicar o que pensa sobre Meio Ambiente. A vantagem deste tipo de mídia é que chega a muitos lugares distantes e para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Eu, por exemplo, escolhi este tipo de mídia para chegar até você!





sábado, 2 de fevereiro de 2013

IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente tem datas definidas pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Diretoria de Políticas de Educação e de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, divulgou no dia 11 de Janeiro de 2013 novas datas para as etapas da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA) para a Comissão Organizadora Estadual. Fique atento as novas datas:

  • Entrega dos materiais da IV CNIJMA nas escolas: O MEC estará enviando até o mês de Abril. 
  • Conferências nas Escolas: Deverão ser realizadas entre o mês de Abril e 30 de Junho de 2013. 
  • Cadastramento dos projetos de ação: Deverá ser feito pelo site da conferência entre 1º e 7 de Julho. 
  • Conferências Municipais, Regionais e Estaduais: Deverão ser realizadas entre 1º de Agosto e 06 de Outubro. 
  • Cadastramento dos projetos de ação: Entre 7 e 14 de Outubro. 
  • Divulgação da delegação estadual: Será feita pelo site da conferência no dia 25 de Outubro. 
  • Realização da Conferência Nacional em Brasília: 13 à 18 de Novembro de 2013. 
Contamos com o empenho, articulação e mobilização de todos os professores, coordenadores e diretores, com o objetivo de efetivar o processo de conferência nas escolas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por que o gás cianeto mata?

Ouvindo os noticiários sobre a TRAGÉDIA ocorrida em Santa Maria onde se menciona que as mortes dos jovens no incêndio foram provocadas pelo gás cianeto, surgiu um questionamento: Por que o gás cianeto mata? Achei um arquivo da Unifesp bem interessante para professores. Veja neste link http://www.unifesp.br/reitoria/residuos/curiosidades/por_que_o_cianeto_mata.pdf


Muito triste saber que 236 VIDAS foram perdidas pela ganância e ignorância!

Achei mais um artigo interessante sobre o gás cianeto na REVISTA INTERTOX DE TOXICOLOGIA, RISCO AMBIENTAL E SOCIEDADE  ISSN 1984-3577 - Vol.2, N.3 JUL/OUT 2009. 
Para ler click no link



O que aconteceu na tragédia de Santa Maria?



VOLTA ÀS AULAS


O período de volta às aulas está chegando e é um momento de expectativa e reflexão. Somos educadores, lidamos com pessoas, precisamos refletir sobre o que é EDUCAR…


Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele.
É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.
O maior educador não é o que controla, mas o que liberta.
Não é o que aponta os erros, mas o que os previne.
Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos rejeitam.
Anima quando todos condenam.
Aplaude os que nunca subiram ao pódio.
Vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares.
Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho, grandes…
Que educador daria conta desta missão?
(Fernando Pessoa)