sábado, 2 de fevereiro de 2013

IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente tem datas definidas pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Diretoria de Políticas de Educação e de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, divulgou no dia 11 de Janeiro de 2013 novas datas para as etapas da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA) para a Comissão Organizadora Estadual. Fique atento as novas datas:

  • Entrega dos materiais da IV CNIJMA nas escolas: O MEC estará enviando até o mês de Abril. 
  • Conferências nas Escolas: Deverão ser realizadas entre o mês de Abril e 30 de Junho de 2013. 
  • Cadastramento dos projetos de ação: Deverá ser feito pelo site da conferência entre 1º e 7 de Julho. 
  • Conferências Municipais, Regionais e Estaduais: Deverão ser realizadas entre 1º de Agosto e 06 de Outubro. 
  • Cadastramento dos projetos de ação: Entre 7 e 14 de Outubro. 
  • Divulgação da delegação estadual: Será feita pelo site da conferência no dia 25 de Outubro. 
  • Realização da Conferência Nacional em Brasília: 13 à 18 de Novembro de 2013. 
Contamos com o empenho, articulação e mobilização de todos os professores, coordenadores e diretores, com o objetivo de efetivar o processo de conferência nas escolas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por que o gás cianeto mata?

Ouvindo os noticiários sobre a TRAGÉDIA ocorrida em Santa Maria onde se menciona que as mortes dos jovens no incêndio foram provocadas pelo gás cianeto, surgiu um questionamento: Por que o gás cianeto mata? Achei um arquivo da Unifesp bem interessante para professores. Veja neste link http://www.unifesp.br/reitoria/residuos/curiosidades/por_que_o_cianeto_mata.pdf


Muito triste saber que 236 VIDAS foram perdidas pela ganância e ignorância!

Achei mais um artigo interessante sobre o gás cianeto na REVISTA INTERTOX DE TOXICOLOGIA, RISCO AMBIENTAL E SOCIEDADE  ISSN 1984-3577 - Vol.2, N.3 JUL/OUT 2009. 
Para ler click no link



O que aconteceu na tragédia de Santa Maria?



VOLTA ÀS AULAS


O período de volta às aulas está chegando e é um momento de expectativa e reflexão. Somos educadores, lidamos com pessoas, precisamos refletir sobre o que é EDUCAR…


Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele.
É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.
O maior educador não é o que controla, mas o que liberta.
Não é o que aponta os erros, mas o que os previne.
Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos rejeitam.
Anima quando todos condenam.
Aplaude os que nunca subiram ao pódio.
Vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares.
Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho, grandes…
Que educador daria conta desta missão?
(Fernando Pessoa)


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mudanças ambientais globais a partir dos seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra)

Este ano a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente traz o tema : “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” onde os estudantes poderão debater nas escolas sobre as mudanças ambientais dentro da temática dos quatro elementos: TERRA, AR, FOGO e ÁGUA. A partir deste pretexto pedagógico, a comunidade escolar poderá inserir a educação ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola de forma transversal e interdisciplinar e desta forma participar de ações e projetos que transformem a escola em um espaço sustentável. Então, professor, nesta volta as aulas sugerimos que a educação ambiental  seja contextualizada de forma transversal à sua prática pedagógica. Sempre que possível, trabalhe estes temas  referentes aos quatro elementos básicos. Você pode iniciar suas aulas, independente de sua disciplina, discutindo sobre o tema ÁGUA, sua importância para a vida e a preservação. A partir daí, pode sugerir que os alunos proponham modificações de atitude em relação a utilização da água na escola. Eles também podem propor ações para evitar o desperdício e a poluíção da água. Afinal,  2013 é o ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. Um bom momento de socializar o que foi trabalhado em sala é no dia 22 de março - Dia Mundial da água.
Fica a dica!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

28 de Janeiro é o Dia Mundial para a redução das emissões de CO2


O grande desafio deste século é a redução, o mais rápido possível, das emissões de gás carbônico e demais gases de efeito estufa, de forma a travar o aquecimento global e preparar a população humana para as mudanças climáticas resultantes da ação do homem na natureza.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Educomunicação Socioambiental

Você deve estar  perguntando o que é isto, não é mesmo?
Pois é, mas quando você entrou no meu blog, você automaticamente já está inserido neste contexto. 
Conhecida abreviadamente como Educon, a EDUCOMUNICAÇÃO é uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. É um conceito na interface Educação e Comunicação.
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), adota, como uma de suas linhas de ação, a “Comunicação para a Educação Ambiental” e a descreve como: “produzir, gerir e disponibilizar, de forma interativa e dinâmica, as informações relativas à Educação Ambiental”.
São objetivos da Educomunicação Socioambiental:
  • Estimular e difundir a comunicação popular participativa no campo da Educação Ambiental brasileira, com o fim de fortalecer a ação educadora coletiva pela sustentabilidade. 
  • Contribuir para a elaboração e a implementação de uma Política Nacional de Comunicação e Informação Ambiental. 
Então, partindo deste pressuposto, você que utiliza blogs,sites, vídeos, fotos, reportagens para aprendizagem através da mídia está envolvido com educomunicação. E, em especial, no caso do nosso blog Educomunicação Socioambiental.

EDUCOMUNICAÇÃO  SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA

A educomunicação diversifica o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso.  Vivemos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. A criatividade humana converge hoje para as tecnologias da informação, do conhecimento e da mídia. Estamos todos conectados e globalizados. Um fato que temos de aceitar: nossos alunos estão anos luz a nossa frente quando se trata de tecnologia. Então, por que não aproveitar isto no processo ensino aprendizagem? A gente pode propor que eles produzam comunicação na escola, através de rádios, vídeos, jornais, blogs, peças teatrais...enfim,, podemos tratar das questões socioambientais,  de forma dinâmica e que envolva de maneira ativa os estudantes.

COMUNICADO

O Instituto Lagoa Viva em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE/AL, vem através deste, informar que no dia 30 DE JANEIRO do corrente ano, será realizado no Cinturão Verde/Braskem às 08h a formatação do calendário de oficinas 2013, para a IV Conferência Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente de Alagoas. Desta forma, solicitamos a presença do(s) Coordenadores(as) para participar deste momento.