sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VÍDEO SER SUSTENTÁVEL


DICAS DE COMO TRABALHAR O TEMA SUSTENTABILIDADE EM SALA DE AULA

EDUCANDO PARA A SUSTENTABILIDADE

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. 
Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
 Mahatma Gandhi



  • Trabalhe o tema a partir de vídeos. Veja uma sugestão...



  • Associe imagem e som. Trabalhe com música...

  • Promova um concurso de poesia com o tema ATITUDES SUSTENTÁVEIS.
  • Identifique quais são os maiores problemas da escola, tais como: lixo no pátio da escola, desperdício de água, cisternas sem limpezas, etc.
  • Faça uma campanha informativa na escola com o tema CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA:  DEIXE SEU RECADO, onde os alunos criarão frases sobre atitudes sustentáveis e colocarão em locais estratégicos, como por exemplo: Economize água (próximo as torneiras), Apague a luz ao sair (Próximo aos interruptores), jogue seu lixo aqui (próximo a lixeira), etc.
  • Crie a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) na Escola.
  • Um ciclo de palestra ou mini-curso sobre o TEMA pode ajudar a comunidade escolar a entender o que é uma Escola Sustentável.
  • Formule OBJETIVOS E METAS de Sustentabilidade à serem alcançados.
  • Monte, com os alunos, um QUADRO DE METAS. A cada meta atingida coloque um smile.
  • Elabore um JORNAL AMBIENTAL, para avaliação e divulgação dos resultados obtidos.
  • Incentive aos alunos a buscarem informações sobre o tema sustentabilidade para "alimentar" o BLOG da escola.
  • Faça um concurso fotográfico com o tema MINHA ESCOLA, MEU MEIO AMBIENTE.
  • Promova MUTIRÕES de organização e limpeza.
  • Estimule a criação de canteiros ecológicos, jardins ou hortas.
  • Realize oficinas de reutilização e reciclagem com o tema SUSTENTABILIDADE COM ARTE.
  • Organize aulas de campo , visitas a fundações, parques, empresas, praças... Para que os alunos entendam a importância que o meio ambiente possui para a manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas, e  possam construir seus próprios conhecimentos a partir de suas vivências e pelas suas reflexões, despertando-os para a necessidade de agir no seu ambiente, no sentido de conservá-lo. 
  • Enfim, estimule a curiosidade, a vontade de aprender, o espírito de descoberta, a iniciativa e a capacidade de agir frente à problemas em seus alunos.
  • O engajamento dos alunos, a proposição de saberes, habilidades e competências e a avaliação podem garantir êxito na medida em que fica vinculado o prazer e o aprendizado. 

PROFESSOR, DEIXE SUA DICA!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Quem quer ser professor? | Carta Capital

Baixos salários, desvalorização e falta de plano de carreira afastam as novas gerações da profissão docente. Saiba mais.Quem quer ser professor? | Carta Capital

Mensagem do dia


CONVITE: XXXV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA



O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), componente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CECITE) órgão vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE-AL), realizará o XXXV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA (XXXV EREA), de 05 a 07 de dezembro de 2012, em Maceió - AL. As escolas participantes que ainda não receberam o galileoscópio, irão receber, aprender a montar e a usar o instrumento.Também, haverá a distribuição de livros, manuais e planisférios para a observação celeste.Ao final do evento será emitido certificado de formação com 20 horas para os participantes com pelo menos 75% de presença nas atividades.
INSCRIÇÕES GRATUITAS. VAGAS LIMITADAS.
Mais informações, programação, entre outros no blog do XXXV EREA

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ALBERT EINSTEIN E MARIE CURIE

Uma curiosidade fez-me iniciar o POST de hoje: Albert Einstein e Marie Curie se conheceram? 
Vimos nos posteres passados que os achados do casal Curie formam um marco na história da física, na transição do séc. XIX para o século XX. Marie Curie e seu esposo Piere, receberam o Prêmio Nobel de Física em 1903, pela descoberta da radioatividade e  ELA ainda recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos Rádio e Polônio e suas propriedades. Neste mesmo período Albert Einstein vivia um dos momentos mais relevantes da física (1905- Veja o Post sobre Annus Mirabilis), e em 1921 ganhou o Prêmio Nobel de Física. Gênios, idealistas e singulares eles mudaram a história da Ciência. Einstein e Madame Curie foram contemporâneos e visionários.
Primeira Conferência de Sovey. Nesta Foto de 1911, podemos observar Marie Curie com a mão direita apoiando a cabeça e Albert Einstein (o segundo da direita para esquerda)

5º Congresso de Solvey de Física e Química ,
Outubro de 1927 , em Bruxelas na Bélgica
Marie Curie é a bendita ao fruto entre os homens! Única mulher a se destacar como pesquisadora e a única pessoa da história  a ganhar o PRÊMIO NOBEL em duas ciências distintas.

Da esquerda para direita os nomes dos grandes cientistas do século XX:

3ª fila de pé: Auguste Piccard, Émile Henriot, Paul Ehrenfest, Édouard Herzen, Théophile de Donder, Erwin Schrödinger, Jules-Émile Verschaffelt, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Ralph H. Fowler, Léon Brillouin

2ª fila sentados: Peter Debye, Martin Knudsen, William Lawrence Bragg, Hendrik Anthony Kramers, Paul Dirac, Arthur Compton, Louis de Broglie, Max Born, Niels Bohr

1ª fila sentados: Irving Langmuir, Max Planck, Marie Curie, Hendrik Antoon Lorentz, Albert Einstein, Paul Langevin, Charles Eugène Guye, Charles Thomson Rees Wilson, Owen Willans Richardson

Einstein disse certa vez de Marie Curie: "De todas as pessoas célebres, foi a única a quem a fama não conseguiu corromper."