sábado, 10 de novembro de 2012

DIA SEM TRIGO

Hoje, dia 10 de Novembro, é comemorado o DIA DO TRIGO, mas como eu faço parte do GRUPO DE CELÍACOS DE ALAGOAS, o dia de hoje, assim como todos os outros dias do ano para quem tem a DOENÇA CELÍACA é o DIA SEM TRIGO. Vou aproveitar este dia para falar um pouco mais sobre Doença Celíaca.

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune que se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten. Uma enteropatia que afeta o intestino delgado em crianças e adultos geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos contendo glúten.O Glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte (sub-produto da cevada).Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos as vilosidades que revestem a parede do intestino delgado.


A doença pode se apresentar de 3 formas clínicas: CLÁSSICA, ATÍPICA E SILENCIOSA.Os sintomas intestinais são os mais comuns, na forma clássica, incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, vários tipos de câncer e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. O celíaco também pode não apresentar nenhum sintoma.


O diagnóstico pode ser feito por testes sorológicos (exames de sangue)  para detecção da intolerância ao glúten que  incluem as dosagens de anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase. 
Confirmada a positividade nos testes o paciente tem que fazer a BIÓPSIA DO INTESTINO DELGADO  para fechar o diagnóstico. O único tratamento para doença celíaca é a DIETA TOTALMENTE ISENTA DE GLÚTEN.

O Grupo de Celíacos de Alagoas é fruto da iniciativa de pais, parentes, amigos de celíacos e profissionais da saúde , foi criado no dia 1º de novembro de 2008 e tem como objetivo:

 Melhorar a qualidade de vida dos portadores de doença celíaca do nosso Estado.


Somos TODOS voluntários e acreditamos que "isolados somos ilhas, continente". O grupo mantém contato com a FENACELBRA (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE CELÍACOS DO BRASIL) e tem como meta a fundação da Associação dos Celíacos de Alagoas (ACELBRA-AL).


Esta semana foi muito especial para todos que participam desta caminhada... conseguimos participar, na segunda-feira, da reunião da LIGA DE GASTROENTEROLOGISTAS de Alagoas e Hoje, fizemos uma Palestra para o LIONS CLUBES. Então, no dia do trigo, podemos dizer que a semana foi 

FELIZ SEM GLUTEN!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Construindo uma Tabela Periódica 3D

A Tabela Periódica dos Elementos Químico faz parte da vida dos estudantes desde os primeiros passos no estudo da Química. A tabela pode parecer algo bastante confuso e difícil de entender logo no início. Porém, ela foi organizada de forma sistemática para facilitar o entendimento dos diversos elementos e suas propriedades.


A atividade prática proposta foi realizada pela professora Glaucia Esteves em uma turma de nono ano da Escola Municipal Luis Pedro da Silva I, em Maceió-AL em 2012, e teve como objetivo principal  - Identificar os elementos químicos que compõem a tabela, suas propriedades e organização de forma lúdica e prazeirosa.

Introdução: Não há como desvenciliar o estudo da química da Tabela Periódica. Apresentada aos alunos, a Tabela é tida como algo difícil de se entender, mas sua compreensão é base fundamental para o ensino da química.

Material necessário: uma tabela periódica para consulta, cartolina carmem de 5 cores distintas, régua, molde de um cubo, tesoura, hidrocor, cola, barbante.

Metodologia: Após o conteúdo ter sido trabalhado em sala de aula, foi apresentado um modelo de tabela periódica aos alunos. A turma foi dividida em Grupos de Trabalho e cada grupo ficou responsável em marcar e cortar os cubos referentes a uma Família da tabela periódica. Há cada elemento químico construído, os alunos marcavam um "X" na tabela modelo. Em um segundo momento de aula, os alunos transcreveram os dados da tabela nos cubos já colados e organizaram em famílias usando um barbante para uni-los. Foram usadas cinco cores de cartolina para diferenciar o hidrogênio, do grupo dos metais, dos não metais, dos gases nobres e os elementos de transição (Lantanídeos e Actinídeos). Além da identificação do nome e símbolo do elemento, seu número atômico e de massa, foi feita a distribuição eletrônica. 


 Resultado e discussão: Para a compreensão do conteúdo a construção da Tabela Periódica 3D foi de extrema importância. A interpretação dos símbolos, a sistematização da tabela em ordem crescente de número atômico, a divisão das famílias ou grupos e a observação dos períodos ficaram bem marcados para os alunos que aos poucos se familiarizaram com os elementos. A proposta da montagem da tabela foi recebida com entusiasmo pelos alunos que não mediram esforços para executá-la. Os resultados mostraram que a atividade tem uma alto grau de interação entre os alunos e o conteúdo desenvolvido, além de propiciar um conhecimento de forma lúdica.


Conclusão: A construção da Tabela Periódica 3D possibilitou a contrução do conhecimento por uma forma de ensino-aprendizagem mais significativo.










quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Chanana: Flor simples, bonita e forte


Usando uma expressão nordestina: "Eita plantinha arretada". Simples, bonita e forte a Chanana (Turnera ulmifolia) é encontrada facilmente em calçadas, terrenos, canteiros, ruas..."Eita" flor teimosa, aparece até onde não foi plantada. É conhecida também como Flor-do guarujá ou Albina, sendo a flor símbolo da cidade de NATAL-RN.

Turnera ulmifolia é uma planta herbácea com folhas pubescentes e flores amarelas pertencente à família Turneraceae. Possui raiz axial, caule sub-lenhoso, folhas simples peciolada, filotaxia alterna espiralada, sendo a presença de glândulas de turnera a característica marcante do grupo. A prefloração é contorcida, sendo a flor actinomorfa, heteroclamídea, apresentando estipulas e o fruto é capsular seco. Apresenta o ovário súpero, unilocular e tricapelar, sendo a placenta parietal.  (LIMA, 2007). 

Em seus constituintes químicos a  Turnera ulmifolia apresenta a ácido tânico, cafeína, damianina, óleo essencial, pepsina, princípios amargos, resina, tanino. Apresenta propriedade adstringente, albuminúrica, antidispepsia, balsâmica, emenagoga, emoliente, estimulante dos órgãos sexuais, estomáquico, expectorante, purgativa, tônica, tônico geral, tônico nervoso. (LEITE, 2003). 
Em uma pesquisa feita pela UFMA, pela professora doutora Terezinha Rego, constatou-se que o extrato da Chanana tem se tornado referencial para os pacientes portadores do câncer, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, como método de tratamento alternativo.Há pacientes que relatam a diminuição de sensação de mal estar e ânsias de vômito que a radioterapia e a quimioterapia causam.

RESILIÊNCIA

Coqueiro (Cocos nucifera) árvore-símbolo da cidade de MACEIÓ - AL.


Nestes tempos de vento nordeste uma palavra soprou em meu ouvido... resiliência.

O termo é oriundo da física, trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques e pressões sem alterar suas qualidades.

Estes dias, caminhando pela orla, pude comparar esta palavra com um fato curioso observado: Alguns coqueiros plantados recentemente não estão suportando as pressões do vento e estão "queimando" suas folhas com o vento forte, já os mais altos suportam bem a ventania, eles envergam, mas não quebram. Que lição de vida podemos aprender com este FATO.

"O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema." (Kelly Young)
Seja resiliente...
Sua força está em reconhecer que há momentos em que precisamos parar e nos perguntar: "Que aprendizagens para minha vida posso adquirir com esta situação que aparentemente só tem dor?"

A vida passa a ter um sentido especial, quando temos objetivos que são muito pessoais, como por ex: filhos, uma ideologia de vida, religiosidade, princípios, valores e outros. Escolha os seus; eles configuram forças extras que abraçamos e nos fortalecem.
"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.
Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A ESCOLA


Paulo Freire
Escola é...
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha, que estuda,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
Que não tem amizade a ninguém
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
Nunca escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz.